Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação

O Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade, denominado Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni), foi idealizado pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com o objetivo de incentivar o desenvolvimento socioeconômico e aumentar a competitividade das empresas paranaenses, agregando tecnologia aos processos de produção de bens e serviços.

A Ageuni tem amparo no Decreto Estadual nº 10.769, de 12 de abril de 2022, em conformidade com a Lei nº 20.541, de 20 de abril de 2021, também chamada de Lei Estadual de Inovação do Paraná. Essa legislação considera a necessidade de ações para estimular o desenvolvimento regional sustentável com fundamento no conhecimento gerado pelas universidades estaduais e na capilaridade regional das instituições; e a necessidade de estimular a sinergia entre agentes regionais de diferentes ecossistemas de inovação, contribuindo para o relacionamento entre academia, setor produtivo, sociedade e setor público.

O intuito é apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de cooperação entre empresas, cooperativas, startups, municípios e organizações da sociedade civil, localizadas no Paraná, e instituições de pesquisa científica e tecnológica, articuladas pelas universidades estaduais do Paraná e as respectivas fundações de apoio.

Com recursos provenientes do Fundo Paraná, dotação gerenciada pela Seti para o fomento científico e tecnológico, os projetos apoiados devem estar alinhados às áreas prioritárias estabelecidas pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCTPR): Agricultura e Agronegócios; Biotecnologia e Saúde; Energias Sustentáveis/Renováveis; Cidades Inteligentes; Sociedade, Educação e Economia; e condicionadas também à Transformação Digital e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 
Governança da Ageuni

A gestão do programa Ageuni é realizada por meio de um Comitê Estadual e de comitês regionais, com ampla representatividade do setor empresarial, do Governo do Estado, dos municípios e demais segmentos da sociedade com atuação relacionada aos objetivos do programa.

Presidido pelo titular da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), o Comitê Gestor Estadual da Ageuni é composto pelas seguintes instituições:

  • Associação dos Municípios do Paraná (AMP);
  • Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep);
  • Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep);
  • Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Paraná (Fecomércio);
  • Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap);
  • Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar);
  • Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar);
  • Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Sebrae/PR);
  • Secretaria da Fazenda do Paraná (Sefa);
  • Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná (SEI);
  • Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná (SEPL);
  • Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná
  • Receita Estadual do Paraná

Os comitês regionais são presididos pelos reitores das respectivas universidades estaduais, com possibilidade de delegação das atividades, sendo vedada a subdelegação. São atribuições dos comitês gestores regionais da Ageuni:

  • Definir metodologia de seleção de iniciativas locais e regionais para recebimento do fomento;
  • Promover a articulação e a interação entre municípios, setor produtivo, sociedade civil organizada, universidades estaduais e outros entres públicos para atendimento dos objetivos propostos;
  • Publicar as iniciativas realizadas no âmbito do programa Ageuni nas respectivas regiões;
  • Redigir um regimento interno;
  • Reunir-se, no mínimo, semestralmente.
 
Unidades da Ageuni

Cada unidade da Ageuni é vinculada a uma universidade estadual paranaense como estratégia de atuação descentralizada e utilização das estruturas acadêmicas das instituições de ensino superior ligadas ao Governo do Estado, a fim de atender demandas locais e regionais. O programa é desenvolvido nas estruturas dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e agências de inovação das universidades.

Foram implantadas nove unidades da Ageuni:

  • Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Maringá
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – Ponta Grossa
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Cascavel e Francisco Beltrão
  • Universidade Estadual do Centro-oeste (Unicentro) – Guarapuava
  • Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Jacarezinho
  • Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campo Mourão e Paranaguá
Unidades da Ageuni
 
Paraná Empreende Mais (PEM)

O Programa Paraná Empreende Mais (PEM) é desenvolvido pelas universidades estaduais do Paraná, no âmbito da Ageuni. A iniciativa consiste na oferta de cursos gratuitos de formação empreendedora online e presenciais, para capacitação e qualificação de micro, pequenos e médios empresários e microempreendedores individuais e empreendedores informais de todo o território do Paraná, com idade a partir de dezesseis anos.

Na modalidade online, os cursos são realizados na plataforma da Universidade Virtual do Paraná (UVPR). Os cursos presenciais são realizados nos campus das universidades estaduais onde estão localizadas as unidades da Ageuni: Londrina (UEL); Maringá (UEM); Ponta Grossa (UEPG); Cascavel e Francisco Beltrão (Cascavel e Francisco Beltrão); Guarapuava (Unicentro); Jacarezinho (UENP); Campo Mourão e Paranaguá (Unespar).

O objetivo dessa capacitação é incentivar novos negócios e fortalecer negócios existentes, para gerar trabalho, emprego e renda na cidade e no campo. O conteúdo reúne gestão, finanças, sustentabilidade e marketing, além de mentorias focadas em empreendedorismo e inovação.

O PEM é um programa contínuo, com chamadas semestrais e cerca de 360 vagas anuais para cada universidade estadual. Os participantes podem se inscrever em diferentes cursos, de acordo com os interesses e a conveniência, com certificação nas duas modalidades (virtual e presencial).

Na primeira edição, em 2022, o PEM atendeu mais de 6 mil alunos de municípios de todas as regiões do Paraná. A segunda edição será ofertada no segundo semestre de 2023.

 
Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura (Projetek)

O programa Ageuni abrange o Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura (Projetek), estabelecido em 2021 pela Seti, para atender cidades de pequeno porte, com população de até 30 mil habitantes, localizados nas áreas de abrangência das universidades estaduais do Paraná.

Vinculado ao programa Ageuni, o Projetek tem como objetivo é elaborar projetos de obras públicas para esses municípios, que muitas vezes não dispõem de setores ou profissionais para essa finalidade. Em conformidade com a legislação vigente para obras e serviços de Engenharia na Administração Pública, as unidades do Projetek utilizam tecnologia BIM (sigla em inglês para Building Information Modeling ou Modelagem de Informações da Construção, em tradução livre), um conjunto de técnicas e processos, que possibilita a atuação simultânea e colaborativa das áreas envolvidas nos projetos de edificações e instalações.

A tecnologia BIM permite o desenvolvimento de modelos virtuais das edificações, com possibilidade de acompanhamento detalhado dos empreendimentos, desde o estudo de viabilidade até a execução e fiscalização dos canteiros de obras, assegurando mais qualidade e confiabilidade em relação a prazos e orçamentos. A ideia é contribuir para a execução de obras em menos tempo e evitar gastos extras para os cofres públicos municipais.

O portfólio de serviços do Projetek contempla infraestrutura urbana e predial, incluindo drenagem e pavimentação de ruas, bem como projetos de empreendimentos voltados a serviços para a população, como creches, escolas e postos de saúde.

O programa estimula um ambiente de ensino favorável ao processo de extensão universitária, em particular, ampliando a participação das universidades estaduais no desenvolvimento regional e na disseminação da tecnologia BIM.

Ao todo, já são mais de 29 municípios paranaenses atendidos pelo Projetek:

Municípios Atendidos pelo Projetek
 
Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime)

Criado em 2021, o Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) também integra o conjunto de ações da Ageuni. A iniciativa conta com a parceria da Fundação Araucária e tem como objetivo transformar o resultado de pesquisas acadêmicas com potencial mercadológico em produtos, serviços e novos negócios. O intuito é fomentar a inovação e a propriedade intelectual e contribuir para o desenvolvimento econômico e social paranaense, fortalecendo a cultura empreendedora entre pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica, incluindo professores, estudantes e profissionais da carreira técnica administrativa.

Em 2023, a Seti implementou uma premiação de incentivo científico para o programa, no valor de R$ 1 milhão, sendo R$ 200 mil para cada finalista. Os recursos são oriundos do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico. As atividades são desenvolvidas durante um semestre, em formato remoto.

O programa se baseia em capacitação e qualificação de pesquisadores, por meio de workshops, consultorias individuais, mentorias coletivas, pitch (versão resumida do discurso de venda, utilizado por empreendedores com informações sobre mercado e descrição de produto ou serviço) e demo day (evento de apresentação de startups e negócios para o mercado, parceiros e investidores). Para desenvolver e aplicar o conteúdo, o Prime conta com a colaboração do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR).

O conteúdo programático contempla temas como: aspectos jurídicos, desenho de soluções, fontes de financiamento, ideação, modelagem financeira, parcerias, pesquisa e desenvolvimento (P&D), processos comerciais, propriedade intelectual, patente verde, transferência tecnológica e validação de negócios. Na edição de 2023, os participantes do Prime terão, ainda, uma trilha focada em sustentabilidade com temáticas ligadas à agricultura sustentável, cidades inteligentes e energias renováveis.

Estruturado em etapas, a primeira fase do Prime oferta mais de 100 inscrições. A segunda etapa é exclusiva para 20 pesquisadores com projetos que detenham Patente de Invenção (PI) depositada ou concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).

Além da premiação em dinheiro para o desenvolvimento dos projetos, os cinco finalistas são contemplados com um programa de pré-aceleração ou pacote de consultorias em temáticas de inovação e mercado do Sebrae/PR e um programa de mentoria individual do Inpi. O desembolso financeiro para os pesquisadores contemplados é condicionado à apresentação da documentação prevista e demais critérios especificados no edital.

Entre os resultados esperados com essa ação governamental estão o alinhamento de negócios para inserção no mercado pelas vias do empreendedorismo, da transferência de tecnologia, do licenciamento para produção e comercialização de tecnologias e de conexões estratégicas com diferentes atores dos ecossistemas de inovação.

Confira os objetivos específicos do Prime:

  • Proporcionar, em primeira instância, aos pesquisadores (professores, estudantes e profissionais que atuam nas instituições de ensino superior e de pesquisas científicas e tecnológicas) a oportunidade para compreender critérios de produtização e de mercado para aplicação prática futura do resultado das suas pesquisas, a fim de transformar os resultados em produtos e/ou serviços;
  • Apoiar os titulares de patente na transformação da sua invenção em um produto de mercado seja por meio da abertura de empresa, do licenciamento ou da transferência tecnológica;
  • Apoiar o desenvolvimento das Instituições de Ensino Superior do Estado do de Ciência e Tecnologia, capacitando seus Núcleos de Inovação e Tecnologia;
  • Estimular preferencialmente a temática sustentabilidade em todos os seus campos: social, ambiental e econômica, para o ecossistema de inovação do estado do Paraná.
 
Programa NIT Habitats de Inovação do Paraná

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), iniciou em abril de 2023, uma capacitação para os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das universidades estaduais. Denominado Programa NIT Habitats de Inovação do Paraná, a iniciativa tem como objetivo aprimorar e desenvolver ambientes de empreendedorismo e inovação com abordagens modernas, capazes de gerar melhores resultados para o ecossistema paranaense de inovação.

Associado ao programa Ageuni, a iniciativa pretende estabelecer estratégias de atuação para cada NIT, de acordo com os cenários locais e regionais, além de estruturar a operação dos núcleos, por meio da definição de processos e práticas de gestão. A ideia é revisar e aprimorar o portfólio de serviços tecnológicos ofertados e tonar os NITs mais relevantes nos ecossistemas.

Com duração quatro meses, aproximadamente, o conteúdo abrange três encontros presenciais, oito workshops individuais e duas mentorias na modalidade online, com temas diversificados, como modelo de negócios; portfólio e gestão de serviços; prospecção e divulgação; estrutura operacional; plano de aprimoramento; entre outros aspectos.