Abertura da Conferência Estadual da Juventude reúne jovens e poder público 23/03/2008 - 12:00

Cerca de 750 participantes lotaram o auditório Rubens Corrêa, no Centro de Formação de Faxinal do Céu, na abertura da I Conferência de Políticas Públicas para a Juventude. A secretária de Estado da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira, declarou abertos os trabalhos que deverão resultar em propostas a serem apresentadas na I Conferência Nacional da Juventude, em Brasília, entre os dias 27 e 31 de abril. “É assim que se faz política pública: com participação e democracia, tendo representatividade não só pelo grande número de participantes, mas também pela variedade de segmentos sociais aqui presentes.”

Representando a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Puppato, Edemir Maciel relembrou quando a opinião dos jovens era reprimida com violência e destacou a importância histórica de hoje serem ouvidos. “Essa conferência será um tsunami em que jovens terão vez e voz como combatentes de um mundo cada vez mais justo e melhor.”

Solange Cunha, da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (Seed), apontou a educação como um dos processos fundamentais para essa mudança. “Vamos trabalhar para garantir não só o acesso às escolas, mas também a permanência no ensino.”

Representando o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, Messias Silva disse que este é o ano da juventude. “O ano em que o governo federal e estadual irão investir mais de 50 bilhões em capacitações, em que as mobilizações irão gerar frutos. Isso é a política de um governo que pensa para a frente, que pensa no futuro.”

O diretor de Lazer e Políticas Públicas para a Juventude da Paraná Esporte, Cláudio Ribeiro, declarou apoio incondicional às causas dos jovens, parafraseando Cartola. “Ao fim da minha vida poderei dizer: juventude, fiz por vocês tudo que pude.”

O secretário-adjunto da Secretaria Nacional da Juventude e presidente do Conselho Nacional da Juventude, Danilo Moreira, apontou sonhos e projetos, lendo um dos trechos do documento-base da conferência. Ele também ressaltou a mobilização de diversos “jovens” na realização do evento. “Essa conferência não seria possível se não fosse pelo sonho, coragem e dedicação de jovens de outras gerações.”

O representante da Comissão Organizadora Estadual da Juventude (COE-PR), Christian Carvalho, destacou a quebra de paradigmas que esta mobilização representa. “Queremos mostrar que juventude não é o futuro do Brasil. É aqui e agora. Nós ousamos sonhar e lutar por objetivos coletivos. São diversos olhares que iremos agora peneirar para que as propostas atinjam o objetivo maior, a Conferência Nacional.”

O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Ubiratan Cassano, se referiu à conferência paranaense como a maior organizada em todo o país. Sob efusivas palmas dos participantes, declarou ser contra a censura prévia feita ao governador Roberto Requião. “Vamos manter a ofensiva necessária para derrubarmos essa liminar que cerceia a liberdade de expressão.”

O diretor-presidente da Rádio e Televisão Educativa do Paraná (RTVE), Marcos Batista, contou sobre a experiência profissional de 30 anos em uma grande rede de televisão brasileira. “Lá jamais pude ouvir os jovens. Quero que a nossa cobertura leve tudo o que vocês discutirem, tudo o que vocês pensarem para a programação da Tv Educativa.”

O conselheiro dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (Cedca-PR), Lucio Machado, destacou o processo democrático da conferência. “Aqui temos toda a diversidade de crença, raça, religião. É possível sim pensarmos um futuro para a nossa juventude e um futuro para o nosso país.”

A programação da I Conferência Estadual da Juventude seguiu no sábado e domingo com grupos de trabalho, palestras e plenárias em que os jovens eleitos por mais de 90 mil participantes das conferências municipais e regionais defenderão propostas a serem levadas para a Conferência Nacional.

Fonte: Secretaria de Estado da Criança e da Juventude