Abertura do I Encontro Estadual de Ciência e Tecnologia da SETI com 700 participantes 07/11/2007 - 17:30

Com uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e cerca de 700 pessoas presentes, foi realizada nesta terça-feira, 06, a solenidade de abertura do I Encontro de Ciência e Tecnologia da Seti, no Cine-Com Tour, em Londrina. O evento realizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Superior (SETI) tem como objetivo levar aos estudantes, professores, pesquisadores e toda a sociedade uma amostra dos resultados dos projetos do Fundo Paraná de ciência e tecnologia.
Ao declarar aberto o encontro, a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, ressaltou os objetivos do evento e reforçou que essa é uma forma de prestar contas à sociedade dos recursos que o estado vem investindo em ciência e tecnologia. “Os investimentos são extremamente importantes, é um retorno do que podemos dar à nossa sociedade e os resultados são maravilhosos”, disse Lygia.
A secretária também destacou a importância do evento para a troca de idéias. “Devemos refletir sobre a importância do nosso papel perante a sociedade, discutindo para quem temos que fazer, porque, e como fazer pesquisa”, disse Lygia.
Lygia defendeu a proposta de inovar a estrutura e o conteúdo dos cursos oferecidos. “Por todo o mundo e internamente a cada país, o sistema social reconheceu a realidade da exclusão, aceitando a divisão da sociedade, ao invés de propor a distribuição da riqueza. Temos que inovar a estrutura e o conteúdo dos cursos oferecidos nas nossas universidades para que os mesmos possam beneficiar os excluídos. O ritmo atual da evolução do projeto civilizatório deixará a humanidade cindida em duas partes e não tardará muito para que essas partes se diferenciem tanto, a ponto de não se sentirem mais relacionadas, e isso graças ao trabalho daqueles que passaram por nossas universidades”, disse.
O I Encontro de Ciência e Tecnologia da Seti visa uma reflexão sobre qual é o papel das instituições de ensino superior e pesquisa, reafirmando o compromisso diante da sociedade. O evento acena ainda para a perspectiva de continuidade de políticas públicas em C&T, com o fortalecimento das instituições de ensino superior e pesquisa do Estado.
Presente no evento, o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek, falou da importância do evento para o debate e discussões de idéias, destacando a chave do desenvolvimento que é a tecnologia. “Fazer parcerias e trabalhar em rede, assim fazer um grande projeto para o Paraná e todo o país, caminhando para colocar o Brasil no topo do mundo para o desenvolvimento tecnológico”, falou Samek.
“Se analisarmos as universidades estaduais paranaenses em termos de produção científica, todas estão entre as melhores do país. isto reforça a tese de que as universidades estaduais, asseguram a vanguarda da ciência e tecnologia do estado”, disse o reitor da UEL, Vilmar Marçal.
Para a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Seti, Jackelyne Corrêa Veneza, as atividades do encontro foram planejadas no sentido de mostrar as transparências das ações em todas as instituições estaduais de ensino superior e institutos de pesquisas. “É um trabalho coletivo que vem através deste evento mostrar resultados e compromissos da secretaria, não só no campo científico, mas também no extensionista e tecnológico” afirmou.
Também participaram da solenidade de abertura desse I Encontro o secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin, o deputado estadual, Luis Eduardo Cheida; o vice-prefeito de Londrina, Luiz Fernando Pinto Dias; o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Décio Sperandio; o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, João Carlos Gomes; o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Alcibíades Luiz Orlando; o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Vitor Hugo Zanette; o reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Dom Fernando José Penteado; o presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público e diretor da Fafipar, Antonio Alpendre da Silva; o diretor presidente do Lactec, Aldair Rizzi; a coordenadora da Região Metropolitana de Londrina, Elza Correa; a coordenadora da Embrapa Soja, Vânia Castilione; o diretor Superintendente do HU/UEL, Francisco Eugênio Alves de Souza; o diretor presidente da Fundação Araucária, José Tarcísio Trindade; o presidente do Simepar, César Benatti; diretores de faculdades e outras autoridades.