Alemães querem acordos de integração com as universidades estaduais 13/04/2007 - 10:39

A secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, recebeu nesta quinta-feira (12) uma comitiva da Baviera (Alemanha), liderada pelo ministro da Pesquisa, Ciência e Artes daquele estado, Thomas Goppel. O ministro demonstrou interesse em incrementar as relações educacionais e de pesquisa com o Paraná e apontou a área de combustíveis como uma das prioridades. “Queremos voltar o nosso foco para o Brasil”, justificou.
Lygia Pupatto colocou toda a estrutura da Secretaria à disposição da comitiva para facilitar a realização de convênios de integração. “Vamos intensificar esse relacionamento”, afirmou. Ela lembrou que o sistema universitário estadual já tem vários grupos de pesquisas formados em acordos com outros países, inclusive a Alemanha.
Goppel estava acompanhado do reitor da Universidade Friedrich-Alexander Erlangen-Nürnberg, Karl-Dieter Grüske; do representante do Estado da Baviera no Brasil, Martin Langewellpott; do diretor do Jardim Botânico e professor de Ecofisiologia das Plantas da Universidade Uni Erlangen, Donat-Peter Häder; da professora de Germanística e decana da Faculdade de Filosofia I da Uni Erlangen, Mechthild Habermann; do professor da UFPR Paulo Soethe, do Departamento de Linguística, e de Antonio Mangrich, presidente da Sociedade Brasileira de Química.