Alunos de Musicoterapia da Unespar desenvolvem projeto no Hospital de Clínicas 27/03/2015 - 10:00
Estudos mostram que algumas crises epilépticas são desencadeadas por aspectos relacionados às emoções. Segundo a coordenadora do Centro de Atendimento e Estudos em Musicoterapia da Unespar, Clara Márcia Piazzetta, a Musicoterapia contribui para que a pessoa entre em contato com a emoção através da música. “Em muitos casos o paciente perde um pouco da autoestima por conta da insegurança gerada por não saber quando terá uma crise, o que está diretamente ligado à emoção e podemos trabalhar isso com a música”, explicou.
Atualmente o projeto é desenvolvido com pacientes na sala de espera do ambulatório de Neurologia do HC. “Às vezes os pacientes chegam a ficar horas esperando ansiosos pelo que vão ouvir dos médicos. Temos então a experiência musical e vemos como esse paciente se relaciona com a emoção. Percebemos que há uma redução da expectativa negativa do paciente sobre o medo da cirurgia ou possibilidade de aumentar a medicação. Alguns conseguem reverter isso percebendo as coisas de maneira mais positiva e reduzindo a tensão. A experiência musical em grupo permite uma mudança de foco de tensão, para uma atividade diferente e prazerosa nesse dia de consulta, uma novidade para aqueles que fazem o acompanhamento de rotina”, destacou Clara Márcia Piazzetta.
O grupo coordenado pela professora e os neurologistas Carlos Silvado e Marcos Langue, desenvolve o projeto de iniciação científica com os pacientes desde dezembro e está entrando na fase de análise dos dados. Os resultados alcançados servirão para a construção de projetos para o próximo semestre em parceria com o Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão - Residência Médica do HC. "Nossa intensão é ampliar os trabalhos de modo a contribuir com os estudos realizados sobre o tratamento da epilepsia”, lembra a professora.
O termo de cooperação celebrado entre a Unespar e o HC-UFPR prevê ainda a viabilização do acesso e uso à infraestrutura disponível em ambas as instituições, promover intercâmbio de docentes, técnicos e de estudantes para atender a programas e projetos de interesse mútuo em busca do atendimento das necessidades da comunidade.
As atividades serão realizadas de acordo com o Plano de Trabalho e projetos a serem desenvolvidos e aprovados futuramente, por meio das Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unespar, nos campos da Arte, Educação, Música e Saúde.