Após um mês, CTQ de Londrina tem 75% de ocupação 05/09/2007 - 10:30

11/09/2007
O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Universitário de Londrina completou nesta segunda-feira, 10 de setembro, um mês de sua abertura. O balanço deste primeiro mês de funcionamento é positivo. A taxa média de ocupação do CTQ é de 75%, o que demostra a importância da instalação deste Centro para a cidade de Londrina e região, já que muitos pacientes são de outros municípios, como Cambé, Apucarana, Cornélio Procópio, Leópolis e Ortigueira.
Um mês após sua inauguração, o CTQ conta hoje com 12 pacientes internados (quatro crianças e oito adultos). O Centro de Tratamento de Queimados oferece 16 leitos de internação, sendo seis pediátricos, quatro adultos e seis de UTI.
Desde sua inauguração, o Centro prestou atendimento a 37 pacientes. A maioria dos pacientes é constituída por vítimas de acidentes domésticos que acontecem principalmente com crianças e idosos. Os casos de acidentes no ambiente de trabalho também são recorrentes. Os atendimentos mais freqüentes são as queimaduras de segundo e terceiro graus, e as partes do corpo mais atingidas pelas vítimas de queimaduras atendidas pelo Centro são a face, os troncos, os braços e as mãos.
Para reformar e ampliar o prédio onde funciona o CTQ, o Governo do Paraná investiu R$2.353.800,00. O Ministério da Saúde e a Prefeitura Municipal de Londrina investiram cerca de 140 mil e R$57 mil foram recursos do próprio Hospital Universitário. O Centro de Tratamento de Queimados do HU é um dos mais modernos do país, além de ser o único do Norte do Paraná e o terceiro do Sul do país. O Centro conta com instalações modernas e equipamentos de última geração.