Capes aprova doutorado em Engenharia e Ciências de Materiais para a UEPG 26/04/2016 - 19:00

O curso de Engenharia de Materiais da UEPG que iniciou sua história na instituição, em 1990, acaba de ter aprovado o doutorado acadêmico em Engenharia e Ciências de Materiais (PPG-ECM) pelo Conselho Técnico- Científico do Ensino Superior da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior. A aprovação traz em suas linhas a determinação dos professores e pesquisadores da área em enriquecer a competência científico-profissional dos pós-graduandos da instituição, como destaca o professor doutor Luís Antonio Pinheiro, coordenador de PPG-ECM. Para ele, o doutorado chega com o intuito de formar profissionais doutores, capacitados e qualificados para atuar no mercado profissional principalmente nas indústrias da região e em instituições de nível superior.

Ainda marca que outro objetivo importante se refere a agregar mais valor às interações existentes entre a UEPG e a sociedade. O professor Luís Antonio ressalta que, com o curso de doutorado, as pesquisas serão conduzidas por alunos mais maduros (já mestres) por um período de tempo maior, resultando em produção técnica e bibliográfica de maior nível e impacto. Isso porque, segundo o coordenador, esse aspecto também contribuirá co parcerias a serem desenvolvidas com empresas, outras instituições de ensino e pesquisa e demais segmento da sociedade.  O professor acentua que a associação desses propósitos levará a um conjunto de ações para fomentar o desenvolvimento do PPG-ECM, da instituição e da sociedade.

Para o professor doutor João Carlos Gomes, que está à frente da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), a conquista do doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais, o décimo da instituição, mostra que a UEPG atingiu sua maturidade também na pós-graduação. O professor João Carlos foi reitor da UEPG por três vezes, com mandatos iniciados em 1991, 2006 e 2010, período em que se empenhou para o estabelecimento e o avanço de uma política de incentivo à criação de programas de pós-graduação Strictu sensu na instituição. “Hoje a UEPG vive um novo momento nessa área com dez doutorados e 21 mestrados acadêmicos”, diz o secretário da Seti, estendendo cumprimentos  por mais essa conquista, ao reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, à equipe da Propesp (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação) e aos professores da área de Engenharia e Ciências de Materiais.

Características do Doutorado - A professora doutora Osnara Maria Mongruel Gomes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPG assinala que o crescimento da área na UEPG, nos últimos anos, comprova o comprometimento da administração superior e dos professores envolvidos nos diversos programas com a qualidade institucional da universidade. Diante da dinâmica da pós-graduação, a Pró-Reitor parabeniza a todos os professores e agentes universitários da instituição pela conquista do doutorado em Engenharia e Ciências de Materiais (PPG-ECM), área de concentração em desenvolvimento e caracterização de materiais.

O novo doutorado da UEPG tem as linhas de pesquisa -  caracterização de materiais, processamento de materiais e degradação de meio ambiente. A partir da proposta apresentada à Capes, o curso terá nove professores permanentes, sendo sete do atual programa de mestrado e dois docentes externos, ou seja, o professor doutor Francisco Serbena, do Departamento de Física da UEPG e o pesquisador Glenn Mather, do Instituto de Cerâmica y Vídrio (Espanha). Em sua estrutura curricular, o curso terá processo de seleção semestral para admissão de candidatos, com ofertas de nove vagas por seleção, com possibilidade de fluxo contínuo em casos onde o orientador for contemplado com bolsas oriundas de projetos próprios.