Cineasta e produtor Zelito Viana abre ano letivo e elogia a CINETVPR 05/03/2007 - 17:20

05/03/2007
“Gostaria de parabenizar vocês por estarem nesta escola, pois estão tendo uma oportunidade ímpar”. Foi com essa frase, direcionada a cerca de 60 estudantes, que o cineasta e produtor Zelito Viana abriu nesta segunda-feira (5) o ano letivo da Escola Superior Sul Americana de Cinema e TV do Paraná, a CINETVPR, no Parque Newton Freire Maia, em Pinhais.
Viana é diretor do grupo Canal Brasil e da organização não-governamental Viva Rio. Como produtor e cineasta, fundou, em 1965 com Glauber Rocha, a Mapa Filmes, empresa que realizou “Terra em Transe” (1966), “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro” (1968) e “Cabeças cortadas” (1970). Em 1999, dirigiu seu mais ambicioso projeto: “Villa Lobos, Uma Vida de Paixão”.
O cineasta disse que a instalação da Escola de Cinema em Curitiba amplia os olhares sobre o cenário nacional. “Nós temos diferente olhares em vários lugares do País. É uma maneira diferente de ver. Quem mora aqui não tem o mesmo pensamento de quem mora em Salvador ou no Rio Grande do Sul, não enxerga o mundo da mesma maneira. Essa diversidade de olhar é importante e o Brasil tem essa vantagem em relação aos outros países, pois temos uma diversidade cultural muito grande. É importante que o Paraná mostre a sua cara também”, afirmou.
Durante visita ao estúdio da Escola, que deve ser inaugurado em abril deste ano, Viana disse ter se emocionado. “Estou besta com a Escola, com o tamanho dessa instituição, com a força de vontade, principalmente por ela ser gratuita, ser do Estado e ter o apoio do governo do Paraná. Isso é muito importante, pois o cinema e a televisão são a profissão do futuro”, disse.
De acordo com João Krefer, de 19 anos, que está no terceiro período, ressalta a qualidade dos professores da CINETVPR. “A escola tem professores que são cineastas atuantes, profissionais muito conhecidos na sua área”, disse. “Aqui nós estamos tendo a oportunidade de nos envolvermos com pessoas que têm experiência da prática. Isso é o mais importante”, completou.
Durante sua palestra aos alunos, Zelito Viana falou sobre a história do cinema nacional. Ele, que está com quase 70 anos, dedicou 50 deles ao cinema brasileiro. “O meu segredo é a obsessão. Fazer cinema no Brasil é algo muito difícil e sobretudo o cinema de longa-metragem, de 35 mm. Mas, ao mesmo tempo, a atividade de fazer cinema está se expandindo muito, devido aos novos meios de difusão. Acho que a profissão está crescendo e começando a melhorar. Logo vão surgir novos talentos”, acredita.
Para os interessados nesse encontro sobre a cinematografia brasileira, Viana ainda realiza palestra na CINETVPR nesta terça-feira (06), das 14h às 17h30. O evento é aberto não só para os estudantes, mas também à imprensa, artistas, produtores e diretores.