Comitê de Residência Técnica de Gestão Pública debate critérios para oferta de nova turma 14/03/2016 - 13:50
A inclusão de novos parceiros e ajustes no cronograma para a abertura da segunda turma do curso de especialização em Gestão Pública, com ênfase em Sistema Único da Assistência Social, na modalidade a distância – Programa de Residência Técnica, foram discutidos em reunião realizada com o Comitê Gestor de Residência Técnica na manhã desta sexta-feira (11), na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).
Durante a reunião foram analisadas algumas ações que podem ser incluídas na próxima edição do curso, a partir de relatos de experiências de professores e alunos da primeira turma, que teve início no começo de 2014 e terminou em 2015.
O Diretor Geral da SETI, Décio Sperandio, coordenou a reunião e destacou no programa de residência Técnica, que é realizado em parceria com as universidades estaduais e Secretarias de Estado, as ações que proporcionam aos profissionais um conhecimento especializado. “Com esse programa de Residência Técnica inovador, queremos ofertar capacitação profissional e cidadã de forma integrada às instituições de interesse público. Desta forma estamos ampliando a inserção social da universidade pública”, ressaltou.
Participaram da primeira turma do curso 200 residentes e mais 400 servidores públicos que realizaram o curso de especialização que integra o programa de Residência Técnica, com um total de 500h horas/aula. Durante o curso, os residentes desenvolveram 30 horas semanais de atividades ligadas à sua área de formação em diversos órgãos da administração estadual. Para 2016 estão previstas 300 vagas para residentes e mais 304 vagas para servidores públicos, de várias cidades do interior do Paraná e Curitiba. O programa segue o mesmo formato da Residência Técnica ofertada para engenheiros e arquitetos. As vagas são destinadas para profissionais das áreas de serviço social, psicologia, direito, ciências contábeis, administração, pedagogia, jornalismo, publicidade e propaganda, secretariado e engenharia da computação (tecnologia da informação ou ciência da computação).
Estiveram presentes na reunião representantes da SETI, Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (SEJU), Secretaria da Administração e Previdência (SEAP), Secretaria do Trabalho e de Desenvolvimento Social (SEDS), Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
RESTEC – Gestão Pública: Em dezembro de 2013, teve início a primeira turma do Curso de Especialização em Gestão Pública e o Programa de Residência Técnica, com o objetivo de qualificar os servidores públicos estaduais e habilitar profissionais de diferentes áreas. O curso é gratuito e foi desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em parceria com a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Secretaria da Administração e da Previdência, Escola de Governo e Universidades Estaduais do Paraná.
Realizada na modalidade a distância (EAD), o curso de especialização dá ênfase nas seguintes áreas: Sistema Único da Saúde, Direitos Humanos e Cidadania, Gestão Escolar, Planejamento e Avaliação de Políticas Sociais ou Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Na área de assistência social, o curso está associado ao Programa de Residência Técnica. O ambiente virtual do curso foi desenvolvido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que é a responsável pelo projeto pedagógico e administração do programa.