Coordenação do Universidade Sem Fronteiras visita projetos em diversas cidades 24/06/2016 - 14:40

usf 1
   
usf uenp


A coordenação do programa Universidade Sem Fronteiras (USF) da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) realizou uma série de visitas técnicas, nos últimos meses, em locais onde são desenvolvidos projetos do USF, coordenados por docentes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Foram visitados cerca de 30 projetos do USF, com o objetivo, principalmente, de promover a aproximação entre a SETI, as universidades e a comunidade beneficiada pelos projetos.

Entre os projetos visitados, a coordenadora da Assessoria de Projetos Estratégicos do Gabinete (APEG), Sandra Cristina Ferreira, ressaltou a evolução dos projetos em relação ao edital anterior. “Percebemos o amadurecimento por parte de nossas instituições na prática da Extensão Universitária e sobretudo as parcerias estabelecidas com diferentes segmentos da sociedade, a realização de ações associadas a outros projetos desenvolvidos concomitantemente na universidade e o aumento da participação voluntária por parte da comunidade acadêmica nos projetos. Por isso, os pontos destacados expressam a qualidade e a excelência das ações, a potencialização do recurso e a expansão significativa dos resultados”, analisa Sandra.

Nas duas últimas semanas, a equipe da Seti esteve em Guarapuava e Irati para as visitas técnicas dos projetos da Unicentro. No total foram visitados 10 projetos, seis em Guarapuava e quatro em Irati. Um deles foi o projeto "Morro Alto vai ao Cinema", coordenado pelo professor Eduardo Yuji Yamamoto, que habilita os participantes às competências principais das comunicações midiáticas, com incentivo a um olhar crítico sobre a produção audiovisual da grande mídia. Em Irati, no projeto "Fábrica Comunitária de Sabão Ecológico", em sua segunda fase, coordenado pela professora Célia Santos de Souza, que pretende dar oportunidade de continuidade às ações produtivas da Fábrica Comunitária de Sabão Ecológico, no bairro de Engenheiro Gutierrez.

No mês de abril, a equipe da Seti visitou seis projetos na cidade de Ponta Grossa. O "Teiafro: enredando histórias", coordenado pela professora Ione da Silva Jovino, que tem por objetivo a formação e interação cultural com foco em duas ações: contar histórias e teatralização de textos afro-brasileiros e africanos; o projeto "Sustentabilidade solidária, que possui práticas de economia solidária na IESol/UEPG", coordenado pelo professor, Gilson Campos, que promove a sustentabilidade social e ambiental dos empreendimentos econômicos solidários (ees), estimulando o trabalho coletivo, promovendo relações de colaboração dentro dos princípios da economia solidária. Também o projeto "Fortalecimento do Sistema de Garantias dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos municípios da região dos Campos Gerais", coordenada pela professora Cleide Lavoratti. Também na região do norte pioneiro, foram visitados os programas ligados ao USF, NEDDIJ, Patronato e o Programa Bom Negócio.

No mês de maio, a equipe visitou projetos da UENP, nas cidades de Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio. No total foram cinco projetos que receberam visitas técnicas. Dentre eles, o projeto de Certificação e Registro de Queijos artesanais produzidos em propriedades de agricultura familiar, coordenado pelo professor Eder Paulo Fagan, do campus Bandeirantes, que tem por objetivo assessorar no processo registro de inspeção municipal e certificar a qualidade dos queijos artesanais produzidos em pequenas propriedades de agricultura familiar pelo laboratório de análises de leites e derivados da UENP. Também em Ponta Grossa, visitaram o NEDDIJ, Patronato e o Programa Bom Negócio.

Isabel Cristina Modesto e Paulo Vieira, técnicos da Seti, acompanharam a coordenadora Sandra Cristina Ferreira nas visitas técnicas aos projetos do programa USF. 

 
USF
       
usf


USF - O Programa Universidade Sem Fronteiras, elaborado e desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, é hoje, em investimento financeiro e de capital humano, uma das maiores ações de extensão universitária em curso no Brasil. Desde outubro de 2007, equipes multidisciplinares - compostas por educadores, profissionais recém-formados e estudantes das universidades públicas do Estado do Paraná, trabalham com projetos, presentes hoje em mais de 361 municípios. O critério fundamental que orienta a proposição e seleção dos projetos, é o seu desenvolvimento nos municípios socialmente mais críticos, identificados a partir da mensuração do seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).