Coordenadores de relações internacionais das estaduais debatem novas parcerias com o Estado de Utah 05/06/2019 - 16:56

.
O coordenador de relações internacionais da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Luis Mascarenhas recebeu nesta quarta-feira (5) a coordenadora do Programa de Imersão dupla em Português do estado de Utah nos Estados Unidos, Silvia Juhas. A SETI mantém desde 2015 um acordo de cooperação com o estado americano para seleção de professores para atuarem em escolas públicas ministrando aulas em português para crianças de 5 a 12 anos de idade.
 
Em 2019 foi realizada a 5ª edição do acordo que já selecionou 27 professores paranaenses. O acordo de cooperação tem o objetivo de promover o conhecimento e compreensão mútua dos sistemas de ensino, oferecer oportunidade de crescimento profissional para os professores do Estado do Paraná e estabelecer parcerias entre os diferentes profissionais.
 
Os professores aprovados começam a trabalhar no segundo semestre deste ano e permanecerão nos EUA pelo período de até três anos. Durante o processo seletivo os candidatos foram submetidos a três etapas, sendo elas: análise de currículo, entrevista em inglês e uma avaliação de experiência didática com alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental, gravada em vídeo.
 
A professora Silvia Juhas destacou o trabalho desenvolvido pelos profissionais paranaenses. “Estamos construindo um trabalho sólido e de qualidade com os professores que são selecionados para o ensino em português”. O Utah Dual Language Immersion possui cerca de 28 mil estudantes e engloba 224 programas estaduais sendo 13 em português, além de outros idiomas como espanhol, francês, alemão e russo.
 
Na reunião foram apresentadas propostas de ampliação do acordo para envolver as universidades e o Estado de Utah, por meio das coordenadorias de relações internacionais das universidades e os cursos de línguas oferecidos pelas intuições. Segundo Luis Mascarenhas as universidades estaduais podem contribuir ainda mais para as ações previstas no Memorando de Entendimento colaborando no desenvolvimento de novas pesquisas em conjunto. “Pretendemos avançar em parcerias estratégicas que proporcionem benefício mutuo para nossas instituições de ensino e pesquisa e para o Estado de Utah”.
 
Participaram da reunião a coordenadora de Relações Internacionais (CRI) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Eliane Segati, a diretora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Sulany Silveira dos Santos, a assessora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Sandra Schiavi, a diretora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) Gisele Onuki, a chefe da divisão de Programas e Projetos do ERI da Universidade Estadual do Paraná Nadia Luciani, a diretora de Relações Internacionais da PUCPR Valesca Walesko e o diretor do Escritório de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Centro-Oeste Miguel Sidenei Bacheladenski.
 
.