Curso seqüencial de Estilismo da UEPG confecciona peças para doação 15/07/2008 - 16:50

Sob a coordenação da professora Rosilda Missawa, da disciplina de Tecnologia da Confecção do curso seqüencial de Estilismo e Produção em Moda da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), alunos selecionaram e montaram diversas peças de agasalhos para a campanha “Tecendo e Aquecendo”. Foram confeccionadas 300 peças para população carente, como, mantas, cachecóis, acolchoados, polainas, bolsas, ponches, boinas, colete e gorros.
 A idealizadora do projeto é a diretora da biblioteca, Luzia Bertholino. Entretanto, a realização só foi possível graças à ação conjunta com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH) e o curso seqüencial de Estilismo e Produção em Moda. De acordo com Luzia, “houve um trabalho intenso de todos os envolvidos no sentido de obter doações de fios de lã e confecção de quadradinhos em tricô ou crochê”.
            O material doado foi entregue nas bibliotecas (Central e Uvaranas), PRORH e PROGRAD. Além de ajudar aqueles que não possuem agasalhos e cobertores nesta época do ano, a Campanha também teve o objetivo de proporcionar a interação entre a comunidade universitária em prol de uma causa comum. Foram convidados os servidores cadastrados no banco de talentos da PRORH e voluntários para colaborar.
Após o período de doações, os alunos e professores do curso de moda permanecem ligados à produção de agasalhos, unindo o poder criativo com a necessidade de promover ações sociais voltadas à população carente. Foram arrecadados 403 quadrados, em tricô ou crochê, feitos com sobras de fios, e novelos novos, que foram repassados aos voluntários.
Várias peças foram montadas com pedaços das sobras, já tecidas, doadas pelas malharias da cidade de Imbituva. As primeiras peças foram repassadas ao Serviço de Obras Sociais (SOS) de Ponta Grossa. As peças confeccionadas pelas alunas do curso de Moda serão expostas em um bazar e destinadas à comercialização. Os valores arrecadados serão revertidos em compras de cobertores para repasse ao SOS.

O CURSO

O curso superior de formação específica em Estilismo e Produção em Moda, oferecido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com o suporte da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional da universidade (FAUEPG), encaixa-se em uma modalidade diferente da dos cursos de graduação. Ele faz parte dos chamados cursos seqüenciais disponibilizados pela universidade, cuja seleção não é feita por meio de exame vestibular, mas sim por análise curricular e teste de conhecimentos de informática.
A primeira turma iniciou as atividades em 2006 e concluiu o curso em 2008, com 46 formandos. Neste ano, a UEPG abriu a terceira turma do curso. Destinado a egressos do Ensino Médio, o curso de Estilismo oferece 40 vagas em turma no período noturno.
            O curso foi proposto pelo Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, sob a coordenação da professora Graciete Tozzetto Góes e assessoria administrativa e pedagógica de Thais Ribas Palumbo, bacharel em moda. A duração é de 24 meses, totalizando 1610 horas, com dois turnos, matutino e noturno. Durante esses dois anos, o curso funcionou no Bloco de Artes do campus central.
            A criação do curso superior seqüencial de formação específica em “Estilismo e Produção em Moda” na região dos Campos Gerais buscou atender uma demanda do mercado de confecção e deverá preencher uma lacuna na área das artes e do design na cidade. “Foi uma experiência ímpar, um verdadeiro desafio”, disse a coordenadora do curso.
Dirigido aos estudantes que, ao concluir o ensino médio, desejam obter uma formação profissional superior na área de moda, o curso visa também a habilitar profissionais já atuantes no setor de moda, mas que ainda não têm formação superior devido à falta de oferta de cursos superiores de moda na região. “A possibilidade de implantação de um Pólo de Confecções na cidade de Ponta Grossa e a já existência de um Pólo de Malhas na cidade de Imbituva, justificaram sua criação, contribuindo na formação de profissionais aptos a desenvolver trabalhos junto às indústrias de confecção local e regional”, explicou Thais.
De acordo com dados da  Secretaria de Indústria e Comércio de Ponta Grossa (2006), existiam na cidade cerca de 50 empresas cadastradas no ramo de confecção. A previsão é de que empresas absorvam os profissionais formados no Curso de Estilismo e Produção em Moda. Também devem ser proporcionadas experiências concretas de trabalho, mediante convênios com a UEPG, tais como a realização de estágios curriculares supervisionados, possibilitando a integralização de todas as atividades didáticas programadas.