Cursos de Pedagogia da Unicentro são os melhores do Paraná em ranking do MEC 05/05/2016 - 10:50
Na última avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgada pelo Ministério da Educação, duas ofertas do curso de Pedagogia da Unicentro obtiveram bons resultados. O curso ofertado no campus avançado de Pitanga foi considerada o melhor entre todos os de Pedagogia do Paraná e o sétimo da região Sul. Ele foi seguido pela oferta do campus Santa Cruz, que ficou em segundo lugar no estado do Paraná em oitavo na região Sul. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é calculado com base nas provas do Enade, realizadas pelos alunos de graduação no último ano do curso superior. O corpo docente, os recursos didáticos e a infraestrutura do curso e da universidade também são critérios para o resultado.
Esses resultados, segundo Ademir Nunes, chefe do departamento de Pedagogia do campus Santa Cruz e coordenador geral do curso de Pitanga, demonstram que não há diferença entre o ensino nos campi universitários e nos avançados. “As extensões não tem as mesmas estruturas que a sede tem. E, mesmo assim, esses alunos demonstraram que há um grande esforço da parte deles por uma formação de qualidade. Mesmo com algumas restrições, eles conseguiram fazer com que o curso tivesse êxito”.
As boas colocações obtidas, de acordo com o professor Saulo Rodrigues de Carvalho, ao mesmo tempo em que representam um reconhecimento do esforço dos corpos discente e docente, também significam um aumento da responsabilidade por manter e melhorar a qualidade do curso. “A gente tem um compromisso quando assume as aulas, a exigência é sempre a mesma: qualidade. É claro que agora tem um fator a mais, o segundo lugar no estado do Paraná tem como reflexo uma expectativa em relação ao curso. Então, é uma responsabilidade a mais”.
O professor ainda destacou que a reestruturação pedagógica do Departamento e os diversos laboratórios que o curso possui, contribuíram para esse resultado. “O Departamento nos últimos anos tem se preocupado muito com a questão pedagógica, pois além das aulas, nós temos laboratórios. Tem o Laboratório de Educação Infantil, tem a Labrinquei, que é o Laboratório de Brinquedoteca. Nós temos grupos de estudos com alunos, com professores, e tem um trabalho muito intensivo com os professores”, explica.
A aluna Edimara Andrade está no quarto ano da graduação. Para ela, estudar em um curso que é referência no estado do Paraná vai refletir diretamente na profissional que ela será. “Se é um curso de qualidade, concomitantemente, ele estará preparando profissionais de qualidade. Eu acredito que ele vai reforçar ainda mais a qualidade de um profissional que será excelente no que ele faz”, avalia.
Esses resultados, segundo Ademir Nunes, chefe do departamento de Pedagogia do campus Santa Cruz e coordenador geral do curso de Pitanga, demonstram que não há diferença entre o ensino nos campi universitários e nos avançados. “As extensões não tem as mesmas estruturas que a sede tem. E, mesmo assim, esses alunos demonstraram que há um grande esforço da parte deles por uma formação de qualidade. Mesmo com algumas restrições, eles conseguiram fazer com que o curso tivesse êxito”.
As boas colocações obtidas, de acordo com o professor Saulo Rodrigues de Carvalho, ao mesmo tempo em que representam um reconhecimento do esforço dos corpos discente e docente, também significam um aumento da responsabilidade por manter e melhorar a qualidade do curso. “A gente tem um compromisso quando assume as aulas, a exigência é sempre a mesma: qualidade. É claro que agora tem um fator a mais, o segundo lugar no estado do Paraná tem como reflexo uma expectativa em relação ao curso. Então, é uma responsabilidade a mais”.
O professor ainda destacou que a reestruturação pedagógica do Departamento e os diversos laboratórios que o curso possui, contribuíram para esse resultado. “O Departamento nos últimos anos tem se preocupado muito com a questão pedagógica, pois além das aulas, nós temos laboratórios. Tem o Laboratório de Educação Infantil, tem a Labrinquei, que é o Laboratório de Brinquedoteca. Nós temos grupos de estudos com alunos, com professores, e tem um trabalho muito intensivo com os professores”, explica.
A aluna Edimara Andrade está no quarto ano da graduação. Para ela, estudar em um curso que é referência no estado do Paraná vai refletir diretamente na profissional que ela será. “Se é um curso de qualidade, concomitantemente, ele estará preparando profissionais de qualidade. Eu acredito que ele vai reforçar ainda mais a qualidade de um profissional que será excelente no que ele faz”, avalia.