Definida estrutura do curso de Mestrado em Bioenergia 25/01/2008 - 16:50

Representantes da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Fundação Araucária reuniram-se, nesta semana, em Curitiba, com as instituições de ensino superior e de pesquisa envolvidas no Programa de elaboração da proposta do Mestrado Acadêmico em Bioenergia (PPGB). No encontro foi definida a estrutura do curso de pós-graduação.
    O grupo discutiu os critérios para a  constituição do corpo docente permanente do PPGB. Tais critérios servem de base para o credenciamento inicial de professores/pesquisadores vinculados às instituições de ensino superior e de pesquisa, com conhecimento e experiência nas linhas e campos de atuação do programa.
As linhas de pesquisas definidas são: tecnologias de produção de matérias primas para biocombústiveis, desenvolvimento de processos para a produção de biocombustíveis e co-produtos, caracterização e controle de matérias primas e o uso dos biocombustíveis. O desenvolvimento de pesquisas e tecnologias para a produção de bioenergia que preservem o ambiente e estimulem o desenvolvimento auto-sustentável do Paraná e dos países do Mercosul é um dos principais objetivos do curso.
“As próximas reuniões deste grupo de trabalho visam definir o rol de disciplinas e demais atividades do PPGB, bem como as competências e responsabilidades de cada instituição participante”, disse a diretora científica da Fundação Araucária, Berenice Quinzani  Jordão.
    O projeto básico e uma proposta de regulamento do Programa deverão ser finalizados até o final de fevereiro para serem apresentados às instituições participantes, discutidos e aprovados por suas instâncias decisórias e, posteriormente, submetidas à apreciação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do MEC. O prazo para apresentação da proposta de novos cursos à CAPES encerra-se em 31 de março próximo.
    As instituições envolvidas no programa são: Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Soja) e a Faculdade Assis Gurgacz (FAG).