Docentes das universidades estaduais participam de capacitação para lecionar em inglês 10/06/2019 - 12:50
Segundo a Coordenadora Estadual do Programa Paraná fala Idiomas, Eliane Segati Rios Registro, além da parceria com a UFPR, o Programa também está desenvolvendo ações em conjunto com a Cambridge University, via projeto apoiado pelo Conselho Britânico e Fundação Araucária. “O objetivo de tais parcerias com os experts do EMI é o de traçar diretrizes para o seu ensino pelo Programa, qualificar a equipe de professores de língua inglesa, além de multiplicar essa ação na rede de universidades estaduais para que o nosso Estado seja referência na atração de pesquisadores e alunos internacionais. Por fim, propiciar a internacionalização em casa, do currículo, contribuindo para o fortalecimento da inovação e qualificação da pesquisa”. Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;}
Na palestra, o vice-reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Fabiano Gonçalves da Costa, representou os reitores das universidades estaduais participantes do convênio. “Juntos, atingimos um público de aproximadamente 95 mil estudantes. O processo de internacionalização perpassa por diversos segmentos das nossas universidades. Certamente, a formação linguística é uma das grandes barreiras que a gente encontra”, afirmou.
Docentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Estadual de Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) também participam do projeto. A ação conta com o apoio da Pró-reitoria de graduação da UFPR, por meio da Coordenação de Políticas de Integração de Educação a Distância (Cipead), e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), por meio da Coordenação de Programas de Pós-Graduação.