Embap forma primeiro grupo de mestres por meio do Programa Minter 12/08/2008 - 15:57

Uma parceria entre a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) está proporcionando a 15 músicos paranaenses a titulação de mestre. Os alunos do curso de Mestrado em Música já começaram a defesa das teses neste mês. Com recursos da SETI/Fundação Araucária em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa de Apoio a Mestrados Interinstitucionais (Minter) faz parte das políticas de Formação de Recursos Humanos para o sistema de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.
O curso de Mestrado em Música foi proposto pela Embap para ser realizado com apoio do curso de Mestrado em Música da Universidade Federal da Bahia. Essa é a primeira turma do Mestrado em Música da Embap e começou em 2006. Sete alunos já fizeram a defesa de suas dissertações e outros oito alunos – um deles da Faculdade de Artes do Paraná (FAP) -  farão a dissertação em novembro.
Agnes Eliane Leimann Illescas, aluna do curso e agora mestre, leciona aulas de piano na Embap desde 1994. “Eu sempre disse que só faria mestrado se saísse na Embap. O programa era o que estava faltando para facilitar o acesso ao título”, afirmou.
Segundo o coordenador do programa de pós-graduação em música da UFBA, prof. Ricardo Bordini, o programa tem por finalidade a qualificação dos professores do ensino superior. “A expectativa dessa relação foi muito boa, os professores da UFBA vieram para Curitiba lecionar e os alunos passaram quatro meses na Bahia estudando. Depois desse período teórico, voltaram para desenvolver suas dissertações. Os trabalhos apresentados são da mais alta qualidade”, afirmou Bordini.
O programa visa permitir a formação de um grupo ou turma especial de alunos de mestrado, por curso de pós-graduação reconhecido pelo MEC fora de sua sede. Essas turmas especiais referem-se ao fato de parte das atividades de ensino e pesquisa do curso serem desenvolvidas no campus da instituição que recebe o curso, complementadas pelas atividades, obrigatórias, desenvolvidas na sede do curso da instituição promotora. Esse tipo de iniciativa permite a utilização da competência de programas de pós-graduação já consolidados para, com base em formas bem estruturadas de parceria ou cooperação interinstitucional, viabilizar a formação de mestres fora dos grandes centros educacionais.
Atualmente o Programa de Apoio a Mestrados e Doutorado Interinstitucionais executado pela SETI/Fundação Araucária, em parceria com a CAPES/MEC, tem 6 Minter e 3 Dinter em andamento, num total de investimentos da ordem de R$1,9 milhão.
Em continuidade às políticas da SETI para capacitação dos docentes das IES paranaenses, mais três novos programas Minter foram recentemente aprovados e receberão recursos do Fundo Paraná por meio da Fundação Araucária. Nos três programas serão ofertadas 60 vagas.