Ensino superior mais perto: como o Paraná Aprova faz a diferença para alunos da rede 25/09/2025 - 12:20

O programa Aprova Paraná Universidades tem feito a diferença para estudantes da rede estadual que desejam entrar nas universidades do Estado, como a jovem Amanda Sayuri Takahashi Ferreira, de 18 anos, moradora de Cambé, no Norte do Estado. Foi através do programa educacional, lançado em novembro de 2024 pelo Governo do Estado, o qual garante a reserva de 20% das vagas nas universidades estaduais a alunos de escolas públicas, com base na nota obtida na Prova Paraná Mais, que Amanda realizou o sonho de estudar Medicina na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
“Meu sonho era entrar na UEL e eu queria muito entrar logo depois do Ensino Médio. Pelo vestibular eu tinha ido para a segunda fase, mas não fiquei muito bem colocada. Então, o Aprova Paraná me deu uma oportunidade maravilhosa. Foi sensacional ver que eu tinha conseguido passar na UEL”, confessa Amanda.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação (Seed-PR) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR) junto às universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar). A primeira edição do programa recebeu quase 30 mil inscrições e garantiu o acesso de ao menos 1,6 mil alunos a mais de 1,2 mil cursos de graduação.
“Logo no primeiro ano, o Aprova Paraná Universidades foi um sucesso absoluto, e ajudou milhares de jovens, a exemplo da Amanda, a realizarem o sonho de ingressar no Ensino Superior. É um programa que nos orgulha muito e mostra a preocupação do Governo do Estado em garantir acesso a uma formação de excelência a todos os paranaenses”, comenta o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, o programa reforça o compromisso do Governo do Estado de ampliar o acesso para a universidade pública. “O Aprova Paraná Universidades é uma ação estratégica que fortalece um ecossistema de oportunidades, ampliando as opções para que jovens das escolas públicas ingressem com êxito no ensino superior, reforçando a integração necessária entre a educação básica de qualidade e a formação superior como base estruturante do desenvolvimento paranaense”, afirma.
Toda a trajetória escolar de Amanda foi trilhada no ensino público, desde a pré-escola no CMEI Dr. Daisaku Ikeda. Ao terminar o ensino fundamental, ela tomou a iniciativa de pedir aos pais sua transferência para o Colégio Cívico-Militar Érico Veríssimo. Decisão da qual não se arrependeria. “Todo mundo foi legal comigo, desde o dia em que eu cheguei”, lembra Amanda. “E todos os professores do Érico são maravilhosos, sem exceções. O ensino é excelente”.
Já integrada ao Érico Veríssimo, quando iniciava o terceiro ano do ensino médio e com a iminente proximidade do vestibular, Amanda achou que poderia fazer ainda mais pelos estudos: matriculou-se em um cursinho pré-vestibular online. A ideia foi sugerida pelo irmão. “Ele sempre me disse que seria muito bom eu fazer cursinho junto com as aulas regulares, pois teria chances de ingressar na faculdade assim que terminasse o ensino médio, que assim eu iria ganhar tempo”.
DEDICAÇÃO – Além disso, Amanda tomou uma decisão que pode parecer chocante para alguém de sua idade, mas que deixa claro o comprometimento com que encarava seus estudos: ela abandonou o celular. “Percebi que o celular me fazia perder muito tempo e tirava meu foco. Também excluí todas as minhas redes sociais”.
E assim, durante todo o ano de 2024, Amanda alternaria os estudos no colégio, no período da manhã, com as aulas online do cursinho, no período da tarde. “Eu queria estar preparada para os vestibulares, para o Enem e, principalmente, para a Prova Paraná Mais”.
O resultado deste comprometimento, dos anos de estudo e, não menos importante, de todo o apoio que recebeu em casa, pôde ser conferido no dia 6 de fevereiro deste ano, quando foi publicada a lista dos classificados na primeira edição do Programa Aprova Paraná Universidades: lá estava o nome de Amanda entre os aprovados no curso de Medicina da UEL.
Amanda ainda foi aprovada em medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e na UniCesumar de Maringá pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), com 100% de bolsa. A escolha da jovem, no entanto, foi mesmo pela UEL, onde estuda desde o primeiro semestre.
“Eu tinha certeza de que ela seria médica, por causa do desempenho dela na escola, sempre muito focada, muito estudiosa, muito comprometida. Eu sempre acreditei que se ela continuasse com essa dedicação não teria como dar errado”, comemora, orgulhosa, sua mãe, Léia Rosa.
PRÓXIMA EDIÇÃO – A próxima edição do Aprova Paraná Universidades levará em conta o desempenho dos estudantes na Prova Paraná Mais 2025, que será aplicada entre 12 e 13 de novembro.