Entidades esportivas vão ajudar a elaborar a nova Política Estadual do Esporte do Paraná 09/03/2016 - 16:33

Entidades esportivas e instituições que possam contribuir com o setor vão auxiliar a Secretaria do Esporte e do Turismo (SEET) na construção da nova Política Estadual do Esporte para os próximos anos. O convite foi feito durante reunião técnica pelo secretário Douglas Fabrício, que apresentou aos representantes de uma série de instituições o Programa Paraná Mais Esporte.

Criado no ano passado, o programa entra agora em sua fase decisiva: depois de uma série de reuniões regionais que envolveram 372 municípios para diagnosticar as realidades locais, a Secretaria está formando um grupo de trabalho de cerca de 80 participantes para construir e homologar a nova linha de ação para os próximos anos. "Hoje sabemos qual é a realidade dos municípios e agora contamos com a parceria de especialistas para um novo planejamento estratégico para o setor", ressaltou Douglas Fabrício. Para o presidente do Instituto Paranaense de Ciências do Esporte (IPCE), órgão vinculado à SEET, Diego Gurgacz, "ouvir a opinião dessas entidades é muito importante no sentido de consolidar essas propostas".

DIAGNÓSTICO - Para realizar o diagnóstico regional, durante as reuniões do Paraná Mais Esporte, 359 municípios, após consultar as comunidades locais, responderam questionários cujas respostas foram sistematizadas e agora serão apresentadas às entidades convidadas. Os dados apontam, por exemplo, que os municípios destinam poucos recursos ao esporte. "Nós queremos mostrar que esse setor também é importante e contribui com áreas como a saúde, a segurança e a educação", afirma o secretário.

A opinião é compartilhada pelo presidente da Confederação Brasileira de Clubes, Jair Alfredo Pereira. "Comprovadamente, cada real que o governo aplica no esporte escolar significa uma economia de quatro reais lá na frente, na vida adulta. Hoje são os clubes os maiores formadores de atletas, mas essa realidade tem que mudar", disse.

No lançamento do programa no ano passado, o governador Beto Richa destacou a participação dos municípios e garantiu novos investimentos para o setor. “Vamos dotar o Paraná de mais infraestrutura para as atividades esportivas, além de promover programas que atraiam os jovens para a prática de esportes”, afirmou. “O esporte é importante para a formação física e mental das pessoas, principalmente dos jovens. Ele educa, socializa, disciplina e afasta as crianças e jovens das mazelas da sociedade, como o álcool, as drogas e a violência”, ressaltou o governador.

Décio Sperandio, diretor geral da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, também destacou a iniciativa. "Em nossas universidades temos trabalhado não só a formação, mas também a pesquisa e a inovação, com mestrados e doutorados na área do esporte", ressaltou. A Secretaria, que criou a Rede SETI Esportes, que reúne as sete universidades estaduais paranaenses, é uma das novas parceiras do Paraná Mais Esporte.

HOMOLOGAÇÃO - Nos dias 19 e 20 de abril, as entidades que aderiram ao programa, juntamente com técnicos da SEET e representantes dos municípios, farão uma oficina de planejamento estratégico para debater as propostas para a Política Estadual do Esporte. Em maio será realizado um grande encontro de gestores do esporte para a homologação das novas propostas. "Queremos desenvolver um trabalho que faça diferença na vida das pessoas e pensar o esporte para os próximos dez ou vinte anos como uma política forte e consolidada", concluiu o secretário Douglas Fabrício.

As entidades que irão trabalhar em parceria com a SEET são: Confederação Brasileira de Clubes; Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Secretaria de Educação; Conselho Regional de Educação Física; Associação dos Cronistas Esportivos; Ipardes; Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa; PUC (representando as universidades privadas); Universidade Federal (representando as universidades públicas); Associação das Federações Desportivas Amadoras; e Rede SETI Esportes.