Equipes recebem veículos para agilizar as ações do Universidade Sem Fronteiras 01/09/2008 - 10:10

A entrega de cinco veículos a três instituições estaduais de ensino superior do Paraná marcou a cerimônia de encerramento do 1º Seminário Regional do Programa Universidade Sem Fronteiras, no final da tarde deste sábado (30), em Guarapuava. Os veículos serão utilizados no suporte ao desenvolvimento de projetos que integram o Sem Fronteiras na região Centro-Oeste do Paraná.
“Estamos despertando a esperança nas pessoas e nós temos de contribuir com a sociedade com o que temos de melhor, que é o nosso conhecimento”, disse a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto. Ela entregou as chaves dos veículos aos dirigentes da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e para a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv).
Ao longo de todo o dia, cerca de 450 bolsistas do Universidade Sem Fronteiras e líderes comunitários de diversas partes do Estado trocaram informações sobre suas experiências nos campos de atuação do programa, o maior do gênero no Brasil. Arlete Nunes, agricultora em Nova Laranjeiras, revelou que, com o apoio da equipe do USF nos últimos meses, conseguiu elevar a produção leiteira de seu rebanho de 70 para 250 litros/dia e que o rendimento por animal passou de 9 para 20 a 25 litros/dia.
O programa tem iniciativa nas seguintes áreas: Agricultura Familiar, Apoio às Licenciaturas, Pecuária Leiteira e Direitos Sociais.
Em Direitos Sociais, o depoimento mais emocionante foi o de Maria Alves Bordignon, 72 anos, de União da Vitória, ovacionada pela platéia ao encerramento de sua fala. “Eu tinha medo de computador e hoje acho ele um aparelho útil”, declarou, dizendo também que ainda pretende escrever um livro. “Depois dos relatos, nos sentimos com o dever cumprido até o momento“, avaliou o professor Vitor Hugo Zanette, reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), anfitrião do evento, iniciado na sexta (29) com a reunião técnica dos coordenadores de 52 projetos inseridos no USF, divididos entre a Unicentro, a Universidade Estadual Unioeste, a Fafiuv, a UTFPR e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).
Essas 52 ações fazem parte de um pacote de 164 projetos em andamento, beneficiando 124 cidades do Paraná e com R$ 10 milhões já aplicados. “Estamos ampliando nossas ações em agricultura familiar junto aos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano do Estado”, contou Márcio Miranda, representante do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) no encontro.
Em sua fala final, a secretária Lygia Pupatto adiantou que, em outubro, será iniciada uma nova fase do Universidade Sem Fronteiras, com o lançamento de editais para ampliar o segmento de Agricultura Familiar e para o começo de projetos de Cultura. Nesta segunda-feira (1º), serão conhecidas as 121 propostas selecionadas para outro braço do USF, a Extensão Tecnológica Empresarial. Os resultados estarão disponíveis no link www.fundacaoaraucaria.org.br.