Escola de Leite e Queijos começa a oferecer primeiros cursos em Castro 24/09/2007 - 16:05

A Escola de Leite e Queijos, que vai ser aberta pelo governo do Paraná em Castro, região de Ponta Grossa, ao longo do primeiro semestre do ano que vem, vai oferecer inicialmente dois cursos sobre queijos franceses: um de especialização, com 30 vagas, e outro de extensão universitária, com 40 vagas. A informação foi dada nesta sexta-feira pela coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), professora Jackelyne Veneza, durante o segundo Encontro Regional de Líderes Públicos promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano em Castro.
A implantação da escola é resultado de convênio a ser firmado ainda neste ano entre a Seti, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a província francesa de Rhône-Alpes, uma região conhecida pela qualidade de seus queijos.
A escola vai funcionar no campus de Zootecnia da UEPG, em Castro – município que possui a maior bacia leiteira do Estado – e o perfil dos cursos será estabelecido a partir de um estágio de 20 dias que o professor Alessandro Nogueira, do Departamento de Engenharia de Alimentos da UEPG, vai realizar na região de Rhône-Alpes.
O curso de especialização (lato sensu), de 700 horas, será ministrado em dois fins de semana a cada mês, com aulas na sexta-feira à noite e durante o sábado, e destina-se a graduados, como agronomia e. engenharia de alimentos.
Já o curso de extensão universitária, de 200 horas, terá aulas num fim de semana por mês, e destina-se a profissionais sem graduação que atuam no setor. O projeto inicial do curso, que prevê a construção de um laboratório e infra-estrutura para as aulas práticas, montado pela prefeitura de Castro e autorizado pelo governador Roberto Requião, que vai iniciar a sua construção.
INVESTIMENTOS – Na abertura do segundo encontro de líderes públicos, o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, disse que os investimentos do Governo do Estado, através Sedu/Paranacidade, nos 37 municípios que integram as regiões Sul, Central e dos Campos Gerais somam R$ 125,6 milhões de janeiro de 2003 até o momento. O secretário destacou que a construção do Hospital Regional de Ponta Grossa é a principal obra do Governo do Estado nos Campos Gerais.
Alguns dos números citados pelo secretário: pavimentação asfáltica num total de 72 quilômetros lineares; pavimentação com pedras irregulares de 28,4 quilômetros lineares; e recapeamento, 54,7 quilômetros lineares. Também houve financiamento de 41 equipamentos e máquinas rodoviárias. Forte Netto anunciou que nas três regiões foram ou estão sendo construídos nove centros de saúde da mulher e da criança, seis postos de bombeiros comunitários, 14 ginásios de esporte, 16 quadras cobertas, cinco escolas municipais, 13 praças e três postos de saúde. De acordo com o secretário, praticamente todos os municípios da região dos Campos Gerais, Amcespar e Amsulpar têm ou estão elaborando planos diretores.
GESTORES – O encontro, promovido pelo Governo do Estado, Sebrae e Associação dos Municípios do Paraná (AMP), reuniu prefeitos e gestores municipais, dentro do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, voltado para a qualificação de lideranças políticas, visando a melhoria da qualidade da gestão pública municipal. O evento foi realizado pela Sedu, Paranacidade e Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral.
O prefeito de Castro e presidente da AMP, Moacyr Fadel Junior, fez a saudação aos participantes e coube ao secretário Forte Netto fazer a abertura oficial do encontro. O diretor-geral da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, José Augusto Zaniratti, fez uma apresentação da PDE e do Plano Plurianual (PPA), com foco nas três regiões. E Cláudio Serrato, do Sebrae-PR,destacou as oportunidades para o desenvolvimento local e regional por meio da aplicação da Lei Geral das Pequenas e Médias Empresas. O terceiro encontro será realizado em Curitiba, no dia 4 de outubro, reunindo gestores municipais da Região Metropolitana de Curitiba, Litoral e Vale do Ribeira.