Escola de Leite e Queijos inicia cursos em setembro 19/08/2008 - 17:10

A Escola de Leite e Queijos, que foi aberta pelo Governo do Paraná em Castro, região de Ponta Grossa, iniciará suas aulas em setembro. A escola vai oferecer inicialmente dois cursos sobre queijos franceses: um de especialização, com 30 vagas, e outro de extensão universitária, com 40 vagas.
A implantação da escola é resultado do convênio firmado em 2007, entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a província francesa de Rhône-Alpes, uma região conhecida pela qualidade de seus queijos. Os cursos ofertados por esta escola tem como objetivo principal capacitar profissionais na elaboração de queijos finos semelhantes aos produtos franceses.
A escola vai funcionar no campus de Zootecnia da UEPG, em Castro – município que possui a maior bacia leiteira do Estado – e o perfil dos cursos foi estabelecido a partir de um estágio de 20 dias que o professor Alessandro Nogueira, do Departamento de Engenharia de Alimentos da UEPG, realizou na região de Rhône-Alpes.
O curso de especialização (lato sensu), de 700 horas, será ministrado em dois fins de semana a cada mês, com aulas na sexta-feira à noite e durante o sábado, e destina-se a graduados em cursos como agronomia e engenharia de alimentos. Já o curso de extensão universitária, de 200 horas, terá aulas num final de semana por mês, e destina-se a profissionais sem graduação que atuam no setor. O edital de inscrição será divulgado no início de setembro pela UEPG.
Ano da França no Brasil
Em 2009, ano da França no Brasil, a Escola de Leite e Queijos está com um projeto a ser aprovado para promover, no mês de maio, um workshop sobre o leite e queijos produzidos no Brasil e na França, com destaque para o Estado do Paraná/PR e a Região de Rhône Alpes/FR, parceiros em vários projetos, como na implantação da Escola Tecnológica de Leite e Queijos dos Campos Gerais.
Dentre os objetivos do evento estão fortalecer o termo de cooperação entre a Região de Rhône Alpes (FR) e o Estado do Paraná; conhecer características mercadológicas dos queijos franceses; divulgar o cenário paranaense de produção e qualidade do leite e avaliar o mercado de queijos finos no Paraná e no Brasil. O evento também visa a apresentar os principais projetos de melhoria da qualidade do leite no Estado do Paraná; apresentar resultados sobre o Projeto da Escola Tecnológica de Leites e Queijos dos Campos Gerais e discutir o interesse do setor industrial de lácteos e queijos da Região de Rhône Alpes no Estado do Paraná.