Escola de Música e Belas Artes realiza 7º Encontro de Cantores de Curitiba 27/06/2008 - 15:05

A Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) promove, entre os dias 6 e 11 de julho, o 7.º Encontro de Cantores de Curitiba, um curso intensivo com recitais e master class com renomados professores sob direção artística de Neyde Thomas. Com apoio da pró-reitoria de Extensão da Universidade Positivo e do Instituto Fondazione Itália, o evento será realizado durante o dia, na Embap.
Esta é a sétima edição do evento, que se caracteriza pela forma de promover a união dos estudantes da América do Sul por meio do canto, que, este ano, será orientado pelos professores Neyde Thomas e Rio Novello – técnica vocal e interpretação; Lucia Vasconcellos – técnica vocal e interpretação infanto juvenil; e Marta Bonato – expressão corporal e técnica teatral. A programação prevê também apresentações diárias de recitais de novos talentos, além de um Master Class com o maestro Isaack Chueke e a cantora Neyde Thomas, na Sala Scabi, do Solar do Barão, no dia 7 de julho.
A abertura do evento acontece no dia 5 de julho, no Palácio Garibaldi, e o encerramento em 12 de julho, no Pequeno Auditório da Universidade Positivo, com diferentes montagens de seleções da opereta Die Fledermaus, do compositor Johann Strauss. Ambientada na Viena da década de 1890, a opereta apresenta o tema alegre de uma festa, com situações cômicas e dois elencos de primeira linha com 36 personagens, entre solistas e coro, tanto para a abertura como para o encerramento, onde o público poderá ouvir grandes e refinadas vozes do canto lírico da atualidade.
Todas as apresentações têm entrada franca. As inscrições estão abertas e têm vagas limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 3257-2418 e 9981-9606 e nos sites www.neydethomas.com.br e www.embap.br.
Neyde Thomas - É conhecida dos paranaenses como protagonista da ópera Tosca, de Puccini. Nasceu em São Paulo e estudou canto com Olga Urbany de Ivanov e repertório como Maestro André Vivante. Estreou como Gilda, na ópera Rigolleto, de Verdi, no Theatro Municipal de São Paulo. Durante vinte anos desenvolveu carreira internacional, após ganhar medalha de ouro no concurso “Achille Peri”, na cidade de Reggio Emilia, na Itália, e debutar na ópera Lucia di Lammermoor, de Donizetti. Apresentou-se nos maiores teatros e salas de concerto do mundo.

Neyde Thomas cantou no “Metropolitan Opera House”, em Nova York, na “Deutsch Oper de Berlim”, na “Ópera de Monte Carlo” e na “Academia de Santa Cecília”, em Roma, “Liceu de Barcelona”, “Teatro Angelicum”, de Milão, “Palais de Beux Arts”, em Bruxelas, “Palácio de La Música”, em Barcelona, “Palácio Del Congresso”, Madrid, “Teatro Municipal de São Paulo” e “Teatro Municipal do Rio de Janeiro”. Tornou-se membro efetivo do “Deutsche Oper”, de Berlim.
Trabalhou sob direção dos renomados maestros Igor Markevitch, Lorin Maazel, Eugen Jochum, Molinari Pradelli, Giuseppe Patané e Regisseur como Walter Felsenstein, Boreslaw Barlog, Philippo Sanjust e Josef Svoboda. Contracenou com grandes nomes da ópera como Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e Cezare Siepi.
De volta ao Brasil, divide seu tempo entre a carreira artística nacional e internacional, dedicando-se ao Magistério da Técnica e Aperfeiçoamento Vocal, “Master Classes” em diversas cidades do Brasil e no exterior.