Como parte do projeto de ensino "Anatomia: ensino e aprendizado utilizando métodos alternativos" da Universidade Estadual de Londrina (UEL) a estudante do quarto ano de Odontologia Cibele Silva Barbosa desenvolveu um crânio a partir de porcelana fria, linha de bordado, tinta e verniz para ser utilizado em estudos de anatomia. O crânio, moldado pela aluna, possui dimensões quase idênticas as reais e levou seis meses para ser confeccionado.
No projeto, os estudantes reproduzem peças que podem viabilizar o aprendizado prático em sala. O resultado final foi satisfatório para a aluna e ela acredita que o crânio será muito útil nas aulas. "É muito melhor para dinamizar a aula, visualizar o modelo tridimensional, fixar o conhecimento e depois ir para a prática". O crânio conta com pontos de referência como orelhas, língua e glândulas parótidas.
A escolha da peça a ser replicada foi do coordenador do projeto Edson Scolin. O destaque do crânio é a demonstração do nervo facial, importante em diversos procedimentos, como o de harmonização facial. O material usado para representar o nervo foi linha de bordado, ideal para a identificação durante a análise.
A além de aprimorar suas habilidades manuais, a estudante destacou a importância do projeto no conhecimento teórico: "O projeto traz bastante experiência para gente. A face tem vários tecidos e precisamos conhecer a anatomia deles. É muito melhor para dinamizar a aula, visualizar o modelo tridimensional, fixar o conhecimento e depois ir para a prática".
OUTROS PROJETOS
O interesse por modelagem não ficou apenas no desenvolvimento do crânio. Junto com outros integrantes do projeto, Cibele ajudou a produzir um molde de cera para ser usado nas aulas.
Em outro projeto, intitulado "Saúde bucal em escolares e a comunidade", coordenado pelo professor do Departamento de Odontologia Restauradora Wagner Ursi, a aluna fez parte do desenvolvimento de brinquedos educativos.
Para incentivar as crianças, o projeto usa o lúdico e os insere a práticas saudáveis com as réplicas desenvolvidas. O crânio, assim como todas as peças produzidas pelo projeto, não se destina apenas às disciplinas que necessitam de demonstração prática, mas também a qualquer pessoa que tenha interesse em estudar Anatomia.