Faculdades da UENP se destacam na avaliação do Ministério da Educação 17/09/2008 - 11:57

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), criada há menos de dois anos e recém credenciada pelo Conselho Estadual de Educação, inicia suas atividades universitárias com méritos que beneficiam não só a comunidade acadêmica, mas também o desenvolvimento regional de todo o Norte Pioneiro. Vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Uenp já nasce se destacando na área do ensino superior estadual e nacional, registrando excelente desempenho em avaliações do Ministério da Educação.
Sexta universidade pública estadual, a instituição agrega as Faculdades Estaduais de Direito do Norte Pioneiro (Fundinopi); Luiz Meneghel (Falm); de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (Faficop); de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (Fafija) e de Educação Física de Jacarezinho (Faefija).
Segundo a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a universidade foi criada a partir de um modelo avançado e sua constituição vai trazer um grande benefício ao Norte Pioneiro. “A Uenp já nasce diferente na sua constituição. Desde a estrutura do grupo de trabalho nós já tivemos a comunidade presente na discussão”, afirma. Segundo ela, toda a comunidade acadêmica foi consultada para a formulação do projeto. Com isso, a instituição já nasce forte e estruturada, com um papel fundamental no avanço do desenvolvimento regional. “Com um projeto sério, sem disputas políticas baratas, porque quando um projeto é de todos não tem jeito de dar errado”, completa.
Lygia Pupatto destacou os investimentos do Governo do Estado na Universidade. “A nova instituição tem assegurados R$ 3,6 milhões no orçamento da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os recursos serão aplicados em novas salas de aula, laboratórios, equipamentos e em atividades de ensino, pesquisa e extensão”, diz a secretária.
A Uenp tem cerca 6 mil alunos em 22 cursos de graduação, 24 de pós-graduação e curso de mestrado em Direito. Entre os méritos da mais nova instituição estadual de ensino superior está a colocação da Fundinopi no ranking divulgado pelo Ministério da Educação no início de setembro. A Fundinopi tirou a melhor nota no Índice Geral de Cursos (IGC) dentre todas as instituições de ensino superior paranaenses, com 356 pontos e média 4. Outra faculdade da Uenp que se destacou foi a Faefija, que obteve 307 pontos e média 4.
As duas faculdades da Uenp, localizadas em Jacarezinho, somam-se às Universidades Estaduais de Maringá (UEM), de Londrina (UEL), de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste) na conquista de pontuação considerada de excelência (4 a 5) de acordo com a avaliação do MEC.

INVESTIMENTOS - A secretária Lygia Pupatto atribuiu o excelente desempenho das nossas Instituições Estaduais de Ensino Superior à política de valorização do ensino. “Há uma política estadual de investimentos nas universidades e faculdades públicas, tanto em infra-estrutura, laboratórios e bibliotecas, como na qualificação dos professores”, explicou. No entanto, ela também responsabiliza os docentes pela conquista: “O mérito pelo desempenho das nossas universidades e faculdades também é de todos os professores e professoras, 82% deles mestres e doutores”, disse.
O reconhecimento do Governo do Paraná vem acontecendo desde 2003. O Paraná é o Estado brasileiro que mais investe em ensino superior proporcionalmente à arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O orçamento da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em 2007 foi de R$ 1,1 bilhão. Em 2002, o governo anterior investiu apenas R$ 529 milhões no ensino superior.
A reformulação do quadro de professores universitários – a lei foi sancionada nesta no dia 9 de setembro, pelo governador Roberto Requião – valoriza a carreira de docente nas instituições de ensino superior públicas estaduais, na avaliação de reitores e sindicalistas. A reestruturação beneficia cerca de 10,2 mil professores.
Além disso, com recursos do Fundo Paraná, a Secretaria do Ensino Superior apóia uma série de projetos de desenvolvimento científico e tecnológico. Conforme disposição legal, os recursos são disponibilizados na seguinte proporção: até 20% são repassados ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar); até 30% à Fundação Araucária e até 50% para projetos estratégicos de Governo, a partir das diretrizes aprovadas pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia. No período 2006 a 2009, o Programa de Infra-estrutura prevê o investimento de R$ 75 milhões nas Instituições de Ensino Superior