Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação aproxima universidade e setor produtivo
22/08/2013 - 10:28

Universitários, pesquisadores e setor produtivo participam nesta quinta-feira (22) da Pontatec – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação dos Campos Gerais, promoção da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceira com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

O diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi) da UEPG, João Irineu de Rezende Miranda, faz questão de destacar que a Pontatec tem o objetivo de fortalecer a interação entre a universidade e a indústria e fomentar pesquisas, conhecimento e inovação com foco no desenvolvimento sustentável. “As palestras e oficinas apresentam temáticas fundamentais para a competitividade das empresas no século XXI”, diz o professor, citando a forte participação da UEPG no evento, com 17 novas tecnologias em produtos ou processos industriais.

Durante o evento o coordenador do Centro Internacional de Inovação da FIEP, Felipe Cassapo apresentará características dos casos de sucesso em inovação no Paraná e no Brasil. A Lei de Inovação do Paraná, considerada por especialistas como a melhor legislação sobre inovação do Brasil será abordada pelo presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar, Júlio Felix .

João Baptista de Lima Guimarães, da área de Fomento e Desenvolvimento do Posto de Informações FIEP/BNDES, desenvolverá uma oficina temática “Instrumentos de Fomento à Inovação”, tema fundamental para a captação de recursos em pesquisa e desenvolvimento. E a equipe da Agência Brasileira de Inteligência – ABIN- conduzirá a oficina temática sobre “Proteção de Conhecimento Sensível contra a Espionagem Industrial”.

O evento é gratuito e não necessita inscrição prévia.

Oportunidades de Negócios - Na Pontatec, a UEPG apresentará 17 novas tecnologias em produtos ou processos industriais nas áreas de Engenharia de Alimentos (alimentos processados e processos industriais), Gestão de Resíduos (com ênfase em resíduos da indústria), Meio Ambiente (Processos de gestão de passivos ambientais) e Química (novos materiais e novos processos). Estas pesquisas são ofertadas para Acordos de Parceria no qual a UEPG e as empresas interessadas buscarão recursos junto a agências de fomento para o desenvolvimento de novos produtos e processos ou a resolução de problemas técnicos.

A prestação de serviços também está presente. O Centro de Estudos e Pesquisas Rouger Miguel Vargas apresenta seu pacote de serviços para empresas relacionados à pesquisa econômica aplicada. O Laboratório de Análises de Combustíveis e Biocombustíveis – Lacbio oferta seus serviços para a realização de ensaios e de projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de combustíveis, biocombustíveis e derivados.

A Engenharia de Materiais Júnior oferece serviços de base tecnológica nos ramos cerâmico, metalúrgico e de polímeros. A Empresa Master Consultoria e Projetos em Alimentos oferece consultorias para todas as etapas da produção industrial, como análise de matérias-primas, processo de fabricação, embalagens, higienização, sistemas de preparo, ensaios qualificados dos produtos e certificações. A ADECCON, por sua vez, oferta consultores juniores na área de Administração de Empresas. Além disso, ocorrerá na Feira o lançamento das Empresas Júnior de Biologia, Zootecnia e Informática, com ampla gama de serviços para empresas.