Fundação Araucária divulga chamada pública do Programa de Bolsas de Mestrado e Doutorado 30/05/2008 - 19:23

30/05/2008
A Fundação Araucária, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), divulgou nesta quinta-feira (29) uma chamada pública para apoio a Bolsas de Mestrado e Doutorado. Com recursos de R$ 3,7 milhões do Fundo Paraná para investir no programa, a Fundação Araucária convida os coordenadores dos cursos ou programas acadêmicos de pós-graduação de Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa sediadas no Estado a apresentarem propostas.
    O objetivo é promover a consolidação e o fortalecimento da pós-graduação paranaense, em todas as áreas de conhecimento, por meio da concessão de quotas de bolsas de Mestrado e Doutorado aos Cursos ou Programas Acadêmicos de Pós-Graduação recomendados e reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC.
    A prioridade é para os cursos ou programas com níveis 3 ou 4, segundo classificação estabelecida pela Capes e visa, particularmente, o aumento da qualificação de professores universitários, pesquisadores e profissionais do ensino superior vinculados às Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná.
    Esta ação está inserida no Programa de Verticalização do Ensino Superior Estadual, que visa à melhoria da qualificação dos quadros de docentes e de pesquisadores do Paraná, à consolidação dos cursos de pós-graduação stricto-sensu no Estado, ao fortalecimento de grupos de pesquisa sediados no Estado e à qualificação de todo o sistema estadual de ensino superior e de pesquisa.
    A expectativa é conceder até 80 bolsas de mestrado e até 22 bolsas de doutorado, com duração total de 24 e 36 meses, respectivamente. Assim, pela primeira vez, a Fundação Araucária assegura a manutenção das bolsas por período de vigência superior a um ano, o que traz, tanto aos pós-graduandos como aos cursos de pós-graduação, mais estabilidade na vida acadêmica e maior previsibilidade na produção do conhecimento científico.
“O incentivo aos programas de qualificação de pessoal em nível de pós-graduação stricto sensu nas instituições paranaenses de ensino superior e de pesquisa é fundamental para a ampliação e fortalecimento da qualidade do ensino, produção do conhecimento científico e desenvolvimento de inovações tecnológicas no estado e no âmbito do sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação”, afirmou o presidente da Fundação Araucária, José Tarcísio Trindade.
Mais informações podem ser obtidas no sítio da Fundação Araucária: www.fundacaoaraucaria.org.br