Fundação Araucária divulga resultados do Programa de Apoio a Professor Visitante 29/05/2008 - 11:32

29/05/2008
A Fundação Araucária, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), divulgou a relação de projetos aprovados do Programa de Apoio a Pesquisador Visitante, que terão recursos para este primeiro semestre de 2008. O programa atua em consonância com as diretrizes da SETI e está inserido no “Programa de Verticalização do Ensino Superior Estadual”, que visa a melhoria da qualificação dos cursos de pós-graduação stricto sensu no Estado e, indiretamente, a qualificação de todo o sistema público estadual de ensino superior.
De acordo com a chamada de projetos 01/2008, disponível no sítio www.fundacaoaraucaria.org.br, foram aprovados nove projetos de pesquisadores de sete instituições públicas de pesquisa e de ensino superior: Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Segundo a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com as bolsas do programa, concebido também como um projeto estratégico de governo, será possível trazer pesquisadores de outros países, de outras instituições, para que alavanquem estudos e dêem suporte a novas linhas de pesquisa.
Contribuição à pesquisa
O projeto tem como objetivo incentivar a realização de visitas de curta ou média duração de pesquisadores, preferencialmente estrangeiros, cuja formação e experiência profissional representem uma contribuição inovadora aos cursos de pós-graduação stricto sensu e à consolidação de grupos de pesquisa sediados no Estado do Paraná. As visitas terão a duração de no mínimo quatro e no máximo 12 meses, com prioridade para as Instituições Públicas de Ensino Superior e os Institutos de Pesquisa de caráter público do Paraná.
Outras ações serão implementadas ainda este ano como parte das medidas do Programa de Verticalização do Ensino Superior. Estão aí inseridos os programas de bolsas para alunos dos cursos de mestrado e doutorado; de apoio aos programas de pós-graduação; de bolsa produtividade em pesquisa (para professores de maior destaque em suas áreas no sentido de mantê-los nas instituições do Estado, contribuindo assim com a melhoria da qualidade dos cursos e das pesquisas aqui desenvolvidas); programa de apoio a cursos de mestrado e doutorado interinstitucionais, objetivando a qualificação do quadro docente de nossas Instituições Estaduais de Ensino Superior.