Governo do Paraná inaugura Núcleo de Inovação Tecnológica 18/12/2007 - 15:20

“Estamos trabalhando para fazer um projeto de Estado, porque os governos passam, mas as ações permanecem. Acreditamos no que estamos fazendo, na criação de uma rede de ciência, tecnologia e inovação tecnológica que se perpetue. Para isso, precisamos nos fortalecer. Esse trabalho começou a ser feito pelo secretário que me antecedeu, o professor Aldair Rizzi. Hoje, temos todas as universidades estaduais e instituições de pesquisa trabalhando em rede e queremos que essa rede se amplie e se fortaleça cada vez mais. Tenho certeza que este Núcleo de Inovação Tecnológica (Nitpar) cumprirá esse papel de agregador”, disse a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no início da noite desta segunda-feira, 17, alguns minutos antes de descerrar a placa de inauguração do Nitpar.
Dedicado à inovação e empreendedorismo, o Nitpar ocupa um espaço no primeiro andar do edifício da Secretaria, situado na Avenida Prefeito Lothário Meissner, 350, Jardim Botânico, em Curitiba. Idealizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), e implantado em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, com o núcleo ampliam-se as atividades da Seti/Tecpar na área da inovação tecnológica, atendendo Curitiba e todas as demais regiões do Estado. No local já estão instaladas a Agência Paranaense de Propriedade Industrial (APPI), a Rede Paranaense de Incubadoras e Parques Tecnológicos (Reparte) e a Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio (Ripa Sul).
De acordo com diretor superintendente do Tecpar, Mariano de Mattos Macedo, o Nitpar “é uma rede de núcleos de inovação tecnológica e tem o objetivo de intensificar o repasse da capacidade científica e tecnológica existentes nas nossas instituições na área de ciência e tecnologia”. Segundo ele, o Núcleo permitirá às instituições de ensino superior, institutos de tecnologia e a sociedade em geral - empresários e organizações sociais - a apropriação dessa capacidade científica e tecnológica existentes no Estado, de forma a melhorar as suas iniciativas, seja no campo empresarial, social e também contribuir para a melhoria da qualidade vida.
“Trata-se de um avanço, pois o Nitpar é um importante instrumento de gestão na área de C&T, assim como a Reparte e a Ripa. É uma estruturação de instrumentos para promover as políticas de ciência e tecnologia”, afirmou Macedo.
Para o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, João Carlos Gomes, “a criação desse Núcleo de Inovação Tecnológica vai complementar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Seti, que integrou as instituições estaduais e federais de ensino superior com o programa Universidade Sem Fronteiras. O Nitpar vai facilitar a agregação entre estudantes e pesquisadores e facilitar a transferência das tecnologias das pesquisas produzidas em nossas instituições de forma mais organizada e mais produtiva”, falou o reitor da UEPG em nome de todas as IEES.
Também participaram do evento o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Vitor Hugo Zanette; o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Décio Sperandio; a pró-reitora de Relações Empresariais e Comunitárias da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Isaura Alberton de Lima, que representou o reitor Éden Januário Netto; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Maria Benigna Martinelli de Oliveira, que representou o reitor Carlos Augusto Moreira Junior; o coordenador da Agência Paranaense de Propriedade Industrial (APPI), Marcus Julius Zanon; o diretor superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Aldair Rizzi; diretores de faculdades e representantes de outras instituições públicas e privadas.
Durante a inauguração do Nitpar foram assinados contratos de cessão de equipamentos para as instituições parceiras da Rede Paranaense de Gestão da Propriedade Intelectual e entregues certificados de avaliação de capacidade para inovação das empresas diagnosticadas em 2007: Esystech – Embedded Systems Tecnologis, Visionnaire Informática S/A e Zeit Comércio e Montagem de Equipamentos Eletrônicos Ltda.