HU-UEPG completa três meses da Farmácia Satélite na UTI 02/05/2019 - 12:18

Desde fevereiro, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) conta com um módulo satélite da Farmácia Hospitalar. Na unidade, atuam dois farmacêuticos e dois técnicos em farmácia, além de 12 residentes. Destes, três fazem parte do Programa de Residência Multiprofissional em Intensivismo.
 
Segundo a farmacêutica especialista em Intensivismo Thais de Oliveira Borsato, que atua na UTI do HU-UEPG, o contato direto do farmacêutico com o ambiente da UTI é positivo por possibilitar que se perceba as dúvidas da equipe e por trazer uma proximidade com os pacientes. "O trabalho do farmacêutico nesse ambiente permite que se otimize os tratamentos, direcione prescrições específicas, auxilie na diluição de medicamentos e otimize custos", conta.

Além de atuar nas visitas multiprofissionais, os farmacêuticos na UTI do HU realizam avaliações e conferências das prescrições, intervenções em prescrições, medicações via sonda, reconstituição, diluição, entre outras atividades ligadas à assistência farmacêutica ao paciente internado.

“O trabalho na UTI faz com que o profissional mude o olhar técnico sobre medicamentos para um olhar clínico, que humaniza o atendimento”. Dentre as particularidades do trabalho com pacientes em tratamento intensivo, ela destaca o cuidado com a disfunção renal, a sedação e o trabalho com o mnemônico FAST HUG, que sistematiza a avaliação do paciente.

O FAST HUG é um checklist utilizado na prescrição médica diária para pacientes em tratamento intensivo, que procura garantir a assistência segura e eficiente quanto aos medicamentos. São sete itens: alimentação, analgesia, sedação, prevenção de trombose venosa, elevação da cabeceira da cama, prevenção de úlceras de stress e controle glicêmico.

Pacientes renais

A Farmácia Satélite acompanha pacientes com disfunção renal. “O caso destes pacientes é o exemplo mais marcante da diferença que faz a intervenção farmacêutica na UTI do HU”, destaca Thais. Para os pacientes que têm a diminuição da capacidade dos rins de filtrar resíduos, sais e sangue, o farmacêutico faz o acompanhamento de exames, hemodiálises e a verificação da necessidade de doses diferenciadas caso a caso, entre outras intervenções.

Relacionamento multiprofissional

Há uma interação grande entre as equipes multiprofissionais da UTI e da Farmácia Satélite. “O grupo de trabalho da UTI é bastante aberto ao diálogo com os profissionais farmacêuticos. Desde o início, houve receptividade às intervenções, sugestões e discussões de casos, até por considerar que a atuação do farmacêutico facilita o trabalho na UTI das demais profissões”, destaca.

Como conta o professor Sinvaldo, um dos momentos importantes da atuação do farmacêutico na UTI são as visitas multiprofissionais, que incluem profissionais de diversas áreas da saúde. "É a oportunidade de discussão de cada paciente internado na UTI, com as considerações a serem feitas a fim de proporcionar o melhor atendimento possível. É um grande benefício ao paciente, mas também uma excelente oportunidade de aprofundar conhecimentos e interatividade para o farmacêutico com os demais profissionais", ressalta.