HUOP realiza captação de órgão que vai beneficiar cinco pessoas 20/04/2016 - 16:26

Na manhã desta quarta-feira (20), o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) realizou uma cirurgia para captação de cinco órgãos que serão doados a outros pacientes. A decisão em vida de uma mulher de 41 anos que estava internada no HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) desde o dia 29 de março, e que teve morte cerebral em decorrência de um aneurisma, deve beneficiar cinco pessoas que estão na fila de espera por um transplante de órgãos. 

A enfermeira da Comissão de Transplantes, Joelma Terêncio, explica que esta é a quarta captação feita este ano no HUOP e ela só ocorreu, pois, a doadora havia comunicado seus familiares sobre sua decisão. “O mais importante em todo esse processo é a família ser comunicada sobre a decisão. Quando isso ocorre, dificilmente a família não aceitar fazer a doação dos órgãos", explica. 

A Comissão faz esse trabalho de contato e conversa com as famílias em um momento tão delicado. Joelma afirma que a dificuldade ainda é grande tanto que, somente este ano, houve nove casos de doação em potencial, mas, em cinco deles, os familiares não aceitaram fazer a captação, pois desconheciam a vontade do doador já falecido. 

Da captação feita hoje (20), serão doados coração, os dois rins, os globos oculares e as córneas. O coração saiu do HUOP direto à Santa Casa de Curitiba. Os rins dependem ainda de exames para que seja definida a destinação.