Hospital Universitário de Londrina é tema de reunião na Assembleia Legislativa 09/03/2016 - 17:00
As Comissões de Saúde e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa do Paraná realizaram, nesta quarta-feira (9), uma reunião com representantes da SETI, SESA, Ministério Público, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), superintendente do Hospital Universitário de Londrina (HU-UEL), vereadores e deputados para buscar alternativas para melhorar as condições de atendimento do HU.
A superintendente do HU, Elizabeth Ursi, ressaltou a necessidade urgente da nomeação dos agentes universitários, já aprovados em concurso público, para manter todos os serviços em funcionamento. Existem 187 processos de nomeações de agentes universitários para a UEL. Destes, 92 são para o HU.
O diretor geral da SETI, Décio Sperandio, enfatizou a qualidade dos cursos da área da saúde, ofertados no Sistema Estadual de Ensino Superior, reconhecidos nacionalmente e que colocam o Paraná em destaque. Excelência que se reflete no atendimento prestado à população no Hospital Universitário de Londrina, cumprindo com sua missão de formação acadêmica e compromisso social. Reafirmou ainda a necessidade de unir esforços para buscar soluções para melhorar as condições de atendimento do HU.
O HU-UEL é o único hospital terciário do interior do estado com atendimento 100% pelo SUS. Em 2015 foram realizados 30,1 mil atendimentos no Pronto Socorro, 7,4 mil pacientes cirúrgicos e mais de 108 mil consultas ambulatoriais. Entre os exames, somente no setor de raio-x foram realizados cerca de 63 mil.
O diretor geral da SESA, Sezifredo Paz, destacou os avanços conquistados na área de saúde no estado nos últimos anos, citando também os principais investimentos ocorridos nos Hospitais Universitários desde 2011. Reforçou compromisso do Governo do Estado em atender as necessidades de cada HU, diante da importância dos hospitais para a assistência da população.