Inauguradas as novas UTI e UCI Neonatal do HU de Londrina 23/04/2014 - 15:30

Foram inauguradas hoje (23), as novas UTI Neonatal, UCI Neonatal, o Alojamento Canguru e salas de apoio da pediatria do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em solenidade que contou com a presença da reitora Nádina Moreno, da superintendente do HU, Margarida Carvalho, do secretário municipal da Saúde Mohamed El Kadri, da representante da Secretaria da Saúde, Terezinha Sanches, vereadores e diversas outras autoridades e convidados.

O novo prédio das UTIs oferece capacidade de duplicação de leitos para bebês, mas vai funcionar com a mesma capacidade atual de 7 leitos de UTI e 10 de UCI. Para ampliar o atendimento será necessário contratar novos profissionais. A responsável médica da UTI Neonatal, Ligia Ferrari, falou da emoção de toda a equipe do setor em inaugurar a nova unidade, relatando que há 20 anos o setor ocupa espaços provisórios. “O desafio agora é ampliar a capacidade de atendimento, com a contratação de pessoal necessário para o atendimento. Por enquanto podemos atender só o que se permite hoje”, ressaltou.

A mudança para o novo espaço atende às recomendações do Ministério da Saúde/Anvisa e garante espaço físico adequado de 6,5m² por leito de UTI e respeita a distância mínima entre os berços de UCI, além de outros requisitos que representam avanços na humanização dos atendimentos. Também foram inaugurados o Alojamento Mãe Canguru e salas de apoio da pediatria.

A superintendente Margarida Carvalho relembrou as dificuldades enfrentadas pela UTI Neonatal, com transferências de locais. “Mas hoje conseguimos inaugurar esse espaço, com leitos totalmente isolados, que permitem diminuir contágios e oferece também apoio melhor para as mães, médicos e todos que atendem no setor”, disse Margarida. A superintendente agradeceu ao Ministério da Saúde e destacou o trabalho da diretoria anterior do hospital e o “time altamente capacitado de profissionais” que atuam no setor.

O secretário El Kadri ressaltou o trabalho das médicas que atuam ou atuaram no setor. “Além do atendimento, as professoras foram responsáveis pela formação de vários profissionais na área”, disse.

A reitora Nádina Moreno considerou a inauguração um presente para Londrina no ano em que comemora seus 80 anos. Também agradeceu à gestão anterior e falou das possibilidades de ampliação dos atendimentos. “Talvez no ano que vem já tenhamos notícias boas sobre aquisição de equipamentos e contratação de pessoal para ampliar os atendimentos”, disse a reitora.