Lançado Programa de Auxílio à Pós-Graduação Stricto Sensu 29/08/2008 - 18:17

Em consonância com as atuais diretrizes da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) e como parte do Programa de Verticalização do Ensino Superior Estadual, a Fundação Araucária lançou esta semana o Programa de Auxílio à Pós-Graduação Stricto Sensu. Com o programa, a instituição vinculada à SETI vai proporcionar auxílio financeiro aos cursos de pós-graduação stricto sensu ofertados no Estado, com prioridade àqueles que integram o sistema público estadual de ensino superior.
Com o lançamento do Programa de Auxílio à Pós-Graduação Stricto Sensu na última quarta-feira (27), a Fundação Araucária cumpre sua missão institucional de apoiar a formação de recursos humanos no Paraná. Essa ação de auxílio financeiro aos cursos de mestrado e doutorado visa a melhoria da qualificação dos quadros de docentes e de pesquisadores do Estado do Paraná; à  consolidação e o fortalecimento da pós-graduação stricto sensu paranaense, em todas as áreas de conhecimento, ao fortalecimento de grupos de pesquisa sediados no Estado e à qualificação de todo o sistema estadual de ensino superior e de pesquisa.
O Programa de Auxílio à Pós-Graduação Stricto Sensu vincula-se a outros já em execução, como parte das políticas públicas  de C&T coordenadas pela SETI em conjunto com a Fundação Araucária, para dar suporte às atividades dos cursos de pós-graduação stricto sensu do Paraná.
Como parte deste grande Programa de Verticalização do Ensino Superior público do Estado, a Fundação Araucária já lançou e estão em execução os seguintes programas: Bolsas a Pesquisador Visitante; Bolsas para alunos de Mestrado e Doutorado, Bolsas Produtividade em Pesquisa; Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu Interinstitucional.
São investimentos da ordem de R$ 12 milhões e objetivam dar suporte ao recente crescimento da pós-graduação no Estado, principalmente nas instituições públicas estaduais de ensino superior que respondem hoje por quase 45% dos cursos ofertados (90% dos cursos de mestrado e doutorado no Estado são ofertados por instituições públicas).
O programa vai priorizar, num primeiro momento, os cursos de mestrado que obtiveram nível 3 pela avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), em sua maioria, cursos novos ou com pouco anos de funcionamento. No caso das instituições estaduais tais cursos representam mais de 50% do total de todos os curso por elas ofertados.  As ações que estão sendo implementadas pela SETI/Fundação Araucária, dentro da política de verticalização do ensino superior público estadual, têm o objetivo de contribuir  para a elevação do nível dos cursos na próxima avaliação da CAPES.