Lançamento do programa Universidade Sem Fronteiras reúne 1.500 pessoas 10/10/2007 - 10:10

O lançamento oficial do programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) levou ao Canal da Música, em Curitiba, aproximadamente 1.500 pessoas. Estudantes e professores de todas as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), prefeitos dos municípios beneficiados e autoridades de todo o Paraná estiveram presentes no início do maior programa de extensão universitária do país, nesta terça-feira, 09.
O programa tem como objetivo estreitar as relações entre as instituições públicas de ensino superior e os municípios com índices sociais insatisfatórios, visando aprimorar o compromisso das instituições com o desenvolvimento regional da população. São 164 projetos elaborados pelas universidades e faculdades estaduais, que pretendem consolidar aos estudantes do ensino superior público do Paraná uma formação humanista junto com o aprimoramento do ensino de qualidade.
Segundo a diretora da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (Fafija), Ilca Maria Setti, as expectativas dos professores e acadêmicos é muito grande. “Todos acreditam que esse trabalho vai trazer benefícios ímpares para a nossa sociedade, encaro esse projeto como o melhor programa educacional que o Paraná já teve”, disse a diretora durante o lançamento do programa.
Para Ilca, “somente através de um trabalho como esse é que vamos fazer com que todos venham a se sentir valorizados e com um pouco mais de dignidade para viver. Essa valorização humana é o ponto culminante do programa”, afirmou.
A aluna e bolsista do programa, Eliane Glinski, do 3º ano de turismo da Universidade Estadual do Centro Oeste, destacou a importância da participação do jovem da nossa universidade no contexto social da comunidade. “O jovem vai levar à população beneficiada o raciocínio de esperança e desenvolvimento”, disse. Eliane falou da expectativa de inserir a experiência científica que a universidade propicia com a experiência empírica da comunidade. “Nós vamos unir experiências e assim vamos obter os melhores resultados”, afirmou a aluna.