Lygia Pupatto amplia cooperação entre o Paraná e a Alemanha 23/07/2008 - 17:47

23/07/2008
A realização de convênios que envolvam especialmente as áreas de bioenergia e engenharia florestal, permitindo o intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores; a participação em programas dos Ministérios da Economia e de Ciência, Pesquisa e Artes de Baden-Württemberg (equivalentes às nossas secretarias de Estado); a cooperação no Programa Interinstitucional de Mestrado em Bioenergia e o convite para uma visita do ministro da Economia de Baden-Württemberg às Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e Institutos de Pesquisa do Paraná em 2009. Estes foram alguns dos principais resultados da viagem da secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, à Alemanha.
“As perspectivas de cooperação são as melhores possíveis para todas as nossas universidades e institutos de pesquisa, particularmente nas áreas de bioenergia e engenharia florestal”, disse a secretária. Segundo ela, na Alemanha, as universidades públicas são de competência dos estados e o de Baden-Württemberg é muito parecido com o Paraná, tanto no número de habitantes quanto no número de estudantes  universitários.
“Há um grande interesse por parte deles em formalizar convênios com o Paraná”, afirmou Lygia, que durante a visita foi assessorada por representantes do Centro Brasil-Alemanha. Ela informou também que, em setembro, um pesquisador de Stuttgart virá ao Paraná para tratar do assunto em reunião na Seti.
Lygia cumpriu roteiro na Alemanha entre os dias 14 e 18 deste mês, acompanhada pela coordenadora de Ciência e Tecnologia da Seti, Jackelyne Corrêa Veneza, e pelo coordenador de Transferência e Popularização da Ciência e Tecnologia da Seti, Aldi Feiden.
Segundo a secretária, foi muito boa a acolhida. Reitores de universidades alemãs, prefeitos, professores, assessores de relações internacionais e outros representantes de instituições e institutos de pesquisa da Alemanha foram bastante receptivos e contribuiram para os bons resultados e o cumprimento de uma agenda de forma eficiente.
Dentre as áreas definidas para cooperação estão a de energias renováveis, em especial a de transferência de tecnologia em bioenergias; de engenharia florestal; intercâmbio estudantil (graduação e pós-graduação), de professores e pesquisadores. A Seti vai construir propostas de cooperação nessas áreas e enviar às instituições e institutos de pesquisa visitados
O roteiro da viagem incluiu visita ao Karlsrute Instituto de Tecnologia (KIT), em Karlsruhe, incluindo a planta piloto para produção de diesel sintético a partir de biomassa (Bioliq). Na cidade de Stuttgart, Lygia foi recebida pelo prefeito Martin Schairer e pelo coordenador do “Cities for Mobility”, Patrick Daude; reuniu-se com o chefe do Departamento de Pesquisa do Ministério de Ciência, Pesquisa e Artes de Baden-Württemberg; visitou a Universidade de Stuttgart e o Max Planck Institute for Metals Research.
Em Fellbach, visitou o Virtual Dimension Centre, sendo recepcionada pelo prefeito de Fellbach, Christoph Palm; pelo diretor técnico da instituição, Christoph Runde e pelo gerente internacional de projetos, Claire Duval. O roteiro incluiu também visita à Universidade de Tübingen; à Universidade de Ciências e Aplicações Florestais de Rottenburg; à Universidade de Freiburg, onde participou de mesa redonda sobre o tema “Cooperação com o Brasil, oportunidades para o futuro”; e à Universidade Científica de Lahr, cidade onde foi recebida pelo prefeito Wolfgang G. Müller, vice-presidente da Sociedade Brasil-Alemanha.