Lygia Pupatto empossa diretoria da Embap para quadriênio 2008-2012 12/08/2008 - 14:20

No centro de Curitiba, diante de um auditório lotado na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), foram empossadas na noite desta segunda-feira (11) a diretora da Embap, Anna Maria Lacombe Feijó, e a vice-diretora, Solange Garcia Pitangueira. Após uma apresentação musical de professores da faculdade, a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, assinou o termo de posse. “Gosto muito de vir para a Embap, pois imagino como é bom trabalhar aqui. Tenho uma forte ligação com a música e, ao ver uma apresentação como esta, fico tranqüila ao ver a qualidade dos professores que lecionam aqui. Ao mesmo tempo, é muito bom assinar o documento de posse da direção da Embap, pois as professoras Anna Maria e Solange foram eleitas com a maioria dos votos, quase 80% do total”, disse Lygia.
O evento contou também com a presença da coordenadora de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Sonia Maria Sperandio Adum; dos reitores Décio Sperandio, da Universidade  Estadual de Maringá, Alcibíades Luiz Orlando, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e Vitor Hugo Zanette, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); do presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), Antonio Alpendre da Silva; a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Seti, Jackelyne Correa Veneza; professores, funcionários e alunos da Embap.
“Vocês, dirigentes das instituições, têm nos ajudado muito a tocar esse sistema composto por mais de 100 mil pessoas, entre alunos e funcionários. Uma pessoa que conheceu nossas IEES (Instituições Estaduais de Ensino Superior) em 2002, ao retornar em 2010, não vai reconhecê-las. Sem obras de infra-estrutura, ficamos dez anos sem concurso público, sem reajuste de salários”, disse a secretária ao tratar sobre a postura do governador Roberto Requião de respeito aos professores e técnicos.
Esse respeito aos profissionais do ensino superior, segundo Lygia, está nas portas abertas de seu gabinete e nas medidas adotadas pelo Governo do Paraná. “O governador anunciou um grande programa para a educação. É uma visão extraordinária, desde a alteração na constituição estadual que, ao invés de destinar 25% do orçamento para a educação, passou para 30%.”
“Desde 2003, o governo mudou o tratamento com nossas instituições. O Fundo Paraná de ciência e tecnologia tem R$ 75 milhões para investir até 2010. Até 2002, o dinheiro era destinado a instituições privadas. Quando assumiu o governo, em 2003, o governador deu orientação para que todos esses investimentos fossem feitos nas nossas instituições públicas. Como a Embap, todas as nossas instituições estão recebendo esses recursos”, informou.
A questão salarial também foi contemplada nas medidas aprovadas pelo governador, que assinou decreto nesta segunda-feira (11) autorizando a reestruturação da carreira e salários dos professores do ensino superior. “O decreto já foi enviado à Assembléia Legislativa e, quem sabe no próximo mês teremos o nosso salário diferenciado”, disse ela.
A secretária comentou também sobre a realização de curso de Mestrado Interinstitucional na Embap, que já teve sete dissertações defendidas e terá outras oito defesas em novembro. “A Embap foi uma das primeiras instituições a implantarem o Mestrado Interinstitucional, contribuindo para a qualificação dos professores”, afirmou.
Finalmente, a secretária falou sobre o Universidade Sem Fronteiras, o maior programa de extensão universitária do país que envolve 1.400 pessoas, entre professores, alunos e recém-formados pelo sistema público de ensino superior do Paraná em ações junto às comunidades de regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Estamos abrindo portas, formando jovens com competência e conhecimento. Tudo isso não seria possível se não tivéssemos como a Anna Maria e a Solange, e o compromisso de vocês, professores e funcionários”, concluiu.
A FACULDADE
A Embap, que completou 60 anos de existência este ano, faz parte do sistema estadual de ensino superior do Paraná e, a partir de 2003, recebeu uma série de investimentos do Governo do Estado, tanto em infra-estrutura, como em pesquisa e apoio à iniciação científica.  “A abertura do Fundo Paraná e o Programa Universidade Sem Fronteiras deram novas expectativas aos estudantes e professores da faculdade. Sem mexer no orçamento geral da Embap, a infra-estrutura foi recuperada e foram realizadas ações de qualificação docente e extensão universitária”, disse a diretora Anna Maria Lacombe Feijó.
Segundo Anna Maria, a gestão 2004 a 2007 trabalhou bastante, principalmente na parte de ampliação física e qualificação. “O prédio que estamos hoje, bem no centro de Curitiba, é uma Unidade de Interesse de Preservação, a fachada não pode ser alterada. O jeito foi modernizar a rede elétrica e o suporte lógico para a instalação dos computadores, ampliar o espaço com o aluguel de dois andares do Instituto de Engenharia do Paraná e a utilização da Casa Gomm, localizada no bairro Batel. Também foram adquiridos equipamentos para os cursos e novos títulos para a biblioteca”, disse.
Quanto à qualificação dos docentes, Anna Maria explicou que foi estabelecida uma parceria que permitiu aos docentes cursar um mestrado interinstitucional em Música, promovido em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Graças à Fundação Araucária e à Seti, estamos preparando uma nova edição de mestrado interinstitucional para as Artes Visuais”.
Para a próxima gestão, a meta é a construção de uma nova sede, a informatização da secretaria da faculdade para dar agilidade à administração, a compra de equipamentos novos e dar continuidade às ações culturais e pedagógicas já desenvolvidas na primeira gestão.