Lygia Pupatto recebe comitiva do Ministério do Ensino Superior da Venezuela 15/05/2008 - 17:54

    Uma comitiva do Ministério do Ensino Superior da Venezuela visitou, nesta quarta-feira (14), a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A comitiva foi liderada pelo diretor geral de Despacho do Ministério, Abraham Toro, que está no Brasil para participar da Mostra Cultural de Integração dos Povos Latino-Americanos, que acontece em Curitiba até o dia 18 de maio.
    Durante a visita, Lygia Pupatto explanou sobre todo o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, destacando o maior desafio da Seti, que é popularizar a ciência e a tecnologia. A secretária destacou os mais de 3.000 projetos de c&t financiados pela Seti por meio do Fundo Paraná às Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e institutos de pesquisa do Paraná.
    Na oportunidade, os venezuelanos conheceram o Universidade Sem Fronteiras, considerado o maior programa de extensão universitária do Brasil. Coordenado pela Seti e realizado em parceria com as instituições de ensino superior e institutos de pesquisa, conta com a participação de aproximadamente 1.400 pessoas, entre coordenadores, profissionais recém-formados e estudantes das universidades públicas do Paraná.
Segundo Abraham Toro, a Venezuela passa por um processo acelerado de democratização da educação, reconhecido em 2005 pela Unesco. “Antes tínhamos 450 mil estudantes no ensino superior público, agora passamos para dois milhões, contando com 58 universidades em todo o país”, destacou.
    Toro disse à secretária que encaminhará um convite do governo da Venezuela para que conheça o sistema de ensino superior daquele país latino-americano, a fim de permitir uma maior integração com as instituições paranaenses.
    Também integraram a comitiva a socióloga Miriam de Acuña, esposa do ministro da Educação Superior; a professora e pesquisadora  Luzmila Marcano; da Universidade de Carabobo; Alexandre Conceição; e Roberto Baggio, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).