Lygia Pupatto satisfeita com aprovação de projeto em comissão da Câmara Federal 05/06/2008 - 18:40

A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, recebeu com otimismo a notícia da aprovação, na Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, do projeto do deputado federal Ângelo Vanhoni, que prevê a criação de novas vagas nas universidades estaduais e municipais por meio de programa específico. “É um grande passo, pois representa a possibilidade de uma contrapartida do governo federal para adicionar recursos ao nosso sistema público estadual de ensino superior”, afirmou Lygia nesta quarta-feira, 05.
Essa questão foi acompanhada de perto pela secretária, que participou de uma audiência pública no último dia 08 de maio, na Câmara Federal, em Brasília, para discutir o assunto. A audiência contou também com a participação dos reitores das Universidades estaduais paranaenses. Segundo ela, hoje o governo federal não pode repassar recursos às instituições estaduais e municipais de ensino superior, a não ser por meio de emenda parlamentar.
O projeto regulariza a situação das instituições estaduais e municipais, pois as universidades federais já contam com o programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) que visa à oferta de vagas nos cursos de graduação.
Ainda nesta quarta-feira, logo após a aprovação do projeto, o deputado Vanhoni falou: “Com a aprovação do projeto facilitamos o ingresso de mais cidadãos às universidades e reafirmamos a construção do saber em nosso país”.
Segundo Vanhoni, as instituições estaduais do Paraná estão nas primeiras colocações na avaliação do MEC. O Paraná conta com uma das maiores e melhores redes estaduais de ensino superior do Brasil, com 6 universidades e 7 faculdades. São mais de 89 mil estudantes regularmente matriculados em  258 cursos de graduação, 73 mestrados e 20 doutorados da rede pública estadual paranaense.