Lygia apresenta Sistema Seti a dirigentes estudantis 17/08/2007 - 10:19

A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em reunião com representantes da nova diretoria da União Paranaense dos Estudantes (UPE) e dos Centros Acadêmicos das instituições de ensino superior disse que continuará a manter diálogo com os movimentos estudantis. Na ocasião a presidente da UPE, Fabiana Zelinski, entregou à secretária um documento com as expectativas e propostas debatidas por todos os estudantes. A reunião aconteceu nesta quinta-feira, 16, na sede da Secretaria, em Curitiba.
Durante o evento, Lygia Pupatto falou sobre o funcionamento de todo o sistema de ciência, tecnologia e ensino superior do Paraná e os recursos que Seti dispõe. “Essas verbas vêm sendo investidas maciçamente nas nossas instituições estaduais de ensino superior”, informou.
O coordenador de Ensino Superior da Seti, Luiz Rogério Oliveira da Silva, explicou aos estudantes o funcionamento da coordenação e divulgou o Programa Universidade Sem Fronteiras. Trata-se de um projeto de extensão universitária da Seti, considerado um dos maiores do país, que vai distribuir 1364 bolsas aos alunos das instituições estaduais de ensino superior.
O presidente da Fundação Araucária, José Tarcísio Trindade, falou aos estudantes sobre o funcionamento do instituto, vinculado à Seti, e sua estrutura. “A Fundação Araucária tem a função de financiar e dar apoio a projetos de pesquisa, formação de recursos humanos e disseminação da ciência”, disse o presidente.
Fabiana Zelinski destacou a importância dessa conversa permanente que os estudantes têm com secretária: “A nossa gestão já começa dando frutos. Nós vamos avançar realmente nessas conquistas” falou a presidente.
O representante do Centro Acadêmico de Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Fernando Santos Carlomagno, falou sobre a grande expectativa do sucesso desse trabalho da Seti junto com a UPE. “Acreditamos que com o dialogo nós vamos ter condições concretas de avançar e vamos trazer melhorias de fato para o estudante e os movimentos estudantis. As grandes beneficiadas serão a universidade e a sociedade”, disse.