MEC aprova mestrado em recursos pesqueiros na Unioeste 19/12/2007 - 11:32

19/12/2007
A Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação, aprovou na última terça-feira, 18, o mestrado em Recursos Pesqueiros em Engenharia de Pesca, que será ministrado no campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste (UNIOESTE) a partir do primeiro semestre de 2008, com doze vagas/ano inicialmente. Em todo o país foram avaliados 65 cursos, sendo dez na Região Sul. Destes, quatro são do Paraná: dois nas universidades estaduais (UNIOESTE e UEM – Universidade Estadual de Maringá/Geografia), um na UFPR e outro numa instituição privada.
Um dos pré-requisitos para aprovação desse mestrado -- o primeiro na área numa universidade pública – foi a boa infra-estrutura de laboratórios, salas de treinamento e equipamentos constatada durante visita de técnicos do MEC ao campus em agosto deste ano, segundo o professor e pesquisador do Grupo de Estudos de Manejo na Aqüicultura da instituição (GEMAq), Aldi Feiden. Uma fábrica-escola de ração para peixes e um frigorífico-escola fazem parte do projeto de infra-estrutura. Barcos e equipamentos também puderam ser adquiridos com os recursos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior/Fundo Paraná.
No total, para projetos de pesquisa que vão dar suporte aos cursos da área de Ciências Agrárias da UNIOESTE, entre os quais o de Zootecnia e Engenharia de Pesca, foram investidos R$ 1,5 milhão.