Membros da CUIA discutem melhorias para a inclusão e manutenção dos indígenas nas universidades 29/04/2016 - 10:30
Os membros da Comissão Universidade para Índios (CUIA) realizaram a segunda reunião do ano, nestas quarta (27) e quinta-feira (28), na Seti. Nos dois dias de encontro, os representantes das sete universidades estaduais e da Universidade Federal do Paraná, reelaboraram a resolução que define as diretrizes de ingresso e permanência dos estudantes indígenas nas universidades.
A necessidade de ações para o fortalecimento das CUIAS locais e uniformização de procedimentos realizados pelas universidades foram destacadas pelo presidente estadual da comissão, Wagner do Amaral. “Precisamos fortalecer e dar mais visibilidades às ações locais desenvolvidas pelas universidades, qualificando ainda mais o trabalho da CUIA.”
Para fortalecer a política de permanência do estudante indígena, outra proposta seria implementar o Ciclo Intercultural Acadêmico dos Estudantes Indígenas, que atualmente existe na Universidade Estadual de Londrina, em todas as universidades integrantes da CUIA. O presidente, explica que a existência do Ciclo pode aumentar o índice de permanência dos estudantes na universidade. “Isso pode vir a alterar a dinâmica acadêmica para ingresso nas universidades. No Ciclo, o estudante indígena já é considerado um universitário mas ele tem a chance de amadurecer a escolha do curso, retoma o conteúdo aprendido no ensino médio. Só depois de acompanhar alguns projetos do curso pretendido e conhecer melhor o curso, é que ele define qual o curso que vai cursar. Podendo, inclusive durante o Ciclo, mudar de opção para começar a cursar no ano seguinte”, afirmou.
Os membros da CUIA também discutem uma proposta para um programa de recursos junto à estrutura orçamentária da Seti com o objetivo de dar mais efetividade às ações desenvolvidas pela CUIA. Outro ponto importante analisado durante a reunião, foi a possibilidade de estender o programa de ingresso dos indígenas, que acontece por meio do Vestibular Indígena, também para a pós-graduação.
A CUIA é formada por três membros de cada uma das sete universidades estaduais e da UFPR. A reunião estadual acontece a cada dois meses e de maneira itinerante. Na última reunião, realizada em fevereiro, foram iniciados os preparativos para o Vestibular Indígena 2016, que será organizado pela Unioeste.