Mostra integra pesquisadores, docentes e estudantes 13/11/2007 - 12:14

A integração entre instituições estaduais de ensino superior e de pesquisa possibilitou a troca de conhecimentos e contribuiu para consolidar o desenvolvimento científico e tecnológico do Paraná. Isto foi proporcionado pela I Mostra de Projetos, Produtos e Serviços das Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná e das Incubadoras Tecnológicas. O evento promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) em Londrina fez parte do I Encontro Estadual de Ciência e Tecnologia da Seti.
Com os objetivos de construir, disseminar e universalizar o conhecimento, a mostra apresentou projetos e serviços desenvolvidos em todo o Paraná nas áreas de ciência e tecnologia. Além das universidades e faculdades estaduais, também estavam representadas na exposição instituições vinculadas à Seti, como a Fundação Araucária, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o Instituto Tecnológico Simepar e ainda o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O Encontro e a Mostra tiveram grande aceitação entre docentes, estudantes e pesquisadores.
O Tecpar levou à Mostra uma maquete da Planta Piloto de Biodiesel, desenvolvida pelo instituto. O engenheiro mecânico Bruno Pessutti explicou aos participantes todo o processo de produção do biodiesel. Segundo o engenheiro, a idéia da planta piloto visa à pesquisa e não a produção para o consumo. O objetivo, segundo ele, é “dominar o processo para repassar às outras empresas, disseminando esse conhecimento”.
Para o engenheiro, o I Encontro Estadual de Ciência e Tecnologia da SETI foi importante para que a comunidade se inteire mais sobre o que vem sendo feito na área e para conhecer todos os benefícios do Biodisel, só nas questões ambientais. “O Biodiesel beneficia a fixação do homem no campo e também uma soberania na redução da vulnerabilidade do petróleo”, disse Bruno.
Medidor eletrônico de energia elétrica para pré-pagamento, tornozeleira para controle de presos em indulto, foto-célula totalmente eletrônica com duração maior, reator eletrônico com foto-célula e o localizador de cabo de luz embutido (conhecido como “gato”) são alguns exemplos de produtos desenvolvidos pelo Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e apresentados na amostra.
Na oportunidade, o Lactec levou ao conhecimento do público o Mestrado Profissionalizante em Desenvolvimento de Tecnologia. Recomendado pela CAPES em 2003, o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento de Tecnologia (Prodetec) é realizado pelo Lactec em parceria com o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP).
Pesquisa apresentada na Universidade Nacional da Colômbia, em Bogotá, no início do ano, foi demonstrada pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam). O projeto coordenado pela professora Lucimar Liberali, demostra a importância das unidades de conservação no Parque Estadual Lago Azul e na Estação Ecológica, ambas em Cornélio Procópio. Em relação ao encontro, a coordenadora falou que “é importante para a integração e troca de idéias”.
A professora Maria do Rocio, da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), disse que “o encontro tem grande valia, pois cada instituição de ensino superior depende da outra de alguma forma para as pesquisas crescerem no âmbito estadual”.
Para a estudante Luci Fernandes, do curso de Serviço Social da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), a idéia do Encontro e da Mostra foi inovadora. “Juntos, todos os pesquisadores têm que buscar novos conhecimentos,” disse.