Nova pista de atletismo da UEL entra em fase final de obras
24/02/2016 - 09:27

p
Está previsto para abril o término das obras da nova pista de atletismo do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) da UEL. A informação é da engenheira Silene Sayão, da Prefeitura do Campus (PCU), responsável pela fiscalização da construção. Segundo a engenheira, o prazo inicial previsto no contrato com a construtora GV Group, de Porto Alegre, encerrava-se em janeiro, mas as intensas chuvas fizeram com que, em novembro e dezembro, só tenha sido possível trabalhar durante 15 dias. "Não é só no dia da chuva que não se pode trabalhar numa obra ao ar livre, mas pode ser necessário esperar a melhoria das condições do solo para entrar com máquinas pesadas, por exemplo", explicou. Fora a chuva, nenhum outro contratempo foi registrado.

A nova pista é de padrão internacional, e permitirá que a cidade volte a sediar grandes eventos de atletismo. A obra foi orçada em R$ 4,88 milhões e está sendo paga com recursos do Ministério do Esporte, via Caixa Econômica Federal. O contrato assinado pela UEL com o Ministério do Esporte foi de pouco mais de R$ 7,05 milhões, e o diretor do CEFE, Hélio Serassuello Jr., espera poder usar a diferença para fazer construções complementares à pista, como um almoxarifado para guardar materiais associados ao seu uso e uma arquibancada.

Na classificação internacional, a pista da UEL se incluirá na classe 2, da qual existem cerca de 600 pistas em todo o mundo. A classe 1, mais sofisticada, utilizada em disputas internacionais, tem apenas cerca de 30 pistas. "Mas a diferença entre as duas classes está ligada ao que existe no entorno, e não à pista em si", explica o professor Serassuello.