OAB recomenda cursos de Direito de universidades estaduais do Paraná 17/01/2007 - 15:30

16/01/2007
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recomenda os cursos de Direito das Universidades Estaduais de Londrina (UEL) e de Maringá (UEM) e da Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (Fundinop), todas mantidas pelo Governo do Paraná. Elas receberão o selo “OAB Recomenda”, conferido aos cursos de Direito que apresentem os melhores índices de qualidade ao longo dos últimos anos. A relação dos cursos recomendados foi divulgada nesta segunda-feira (16), em Brasília, pelo Conselho Federal da OAB. A Ordem avaliou 322 cursos em funcionamento em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A avaliação dos cursos e a lista dos premiados com o “OAB Recomenda” são divulgadas a cada três anos.
Dos 87 cursos recomendados em todo o Brasil, seis estão no Paraná. Desse seis, a metade está em instituições de ensino superior estaduais. O selo “OAB Recomenda” significa que UEL, UEM e Fundinop mantêm cursos de qualidade que atendem as exigências do mercado de trabalho, um dos mais concorridos do País. O bom resultado não surpreendeu as instituições, embora tenha sido muito bem recebido pela comunidade acadêmica.
Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, o resultado da avaliação feita pela Ordem reflete os investimentos feitos pelos pelo Governo do Paraná nas instituições de ensino superior do Estado nos últimos quatro anos. Os dirigentes dos cursos também atribuíram o bom desempenho ao comprometimento e dedicação dos professores e alunos com as instituições. Londrina — Para o professor Miguel Etinger de Araújo Júnior, coordenador de colegiado do curso de Direito da UEL, o corpo docente já esperava receber a recomendação da Ordem. “Mas é claro que, quando ela foi confirmada, nos sentimos satisfeitos e gratificados”, diz. O curso da UEL faz parte da lista desde 2001, quando foi implantado o “OAB Recomenda”.
Etinger avalia que o destaque da UEL na avaliação da OAB deve ser atribuído a um conjunto de fatores, como a qualificação e dedicação dos professores e o comprometimento de alunos e corpo docente com a instituição. Ele cita também a preocupação do curso em preparar seus alunos para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada num mundo globalizado. “Temos uma biblioteca excelente e aprazível para o estudo, o que contribui para a melhoria do curso”, afirma.
Com 40 anos de história, o curso de Direito da UEL tem atualmente 1,2 mil estudantes e 100 professores. Etinger explica que boa parte dos formados é aprovada em concursos públicos para juízes, procuradores e exerce carreiras promissoras tanto no Paraná, em outros estados e até mesmo no exterior.
Maringá — A recomendação da OAB não foi surpresa, mas motivo de alegria para o corpo docente da UEM, conta o professor Ivan Aparecido Ruiz, chefe do Departamento de Direito. Para ele, a qualificação representa um incentivo para manter o aprimoramento constante da qualidade do ensino da instituição. “A UEM vem sendo recomendada freqüentemente em várias avaliações nacionais. Isso mostra que o ensino público no Paraná é qualificado e vem atingindo suas finalidades”, afirma.
Ruiz também atribui o destaque da UEM na avaliação da OAB à qualidade dos alunos que ingressam na universidade, após enfrentar uma concorrência acirrada no vestibular. “Muitos dos alunos que formamos hoje são juízes ou desembargadores”, acrescentou. O curso de Direito da UEM, tradicional na região, existe há 40 anos e tem atualmente 900 alunos.
Boa parte dos professores da UEM são mestres e doutores. Ruiz informa que negocia com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior a atualização de professores por meio do programa Anual de Capacitação de Professores, que está sendo estruturado para permitir a qualificação dos professores.
Jacarezinho — O selo “OAB Recomenda” premia o rigor da Fundinop com a qualidade dos cursos que oferece e com o nível dos bacharéis que forma, avalia o professor Gilberto Giacoia, professor titular de Direito Processual da faculdade. “Esse excelente resultado representa o reconhecimento de que o ensino público pode dar resultados satisfatórios desde que receba investimentos responsáveis e exista envolvimento das pessoas envolvidas”, afirma.
“Para uma faculdade isolada, como é nosso caso, a recomendação da OAB representa um reconhecimento ao esforço de todos os que colocam valores morais, dedicação, determinação, entusiasmo e esperança na construção de uma sociedade mais justa”, diz Giacoia. O curso de Direito da Fundinop, instituído há cerca de 40 anos, tem atualmente 350 alunos. A Faculdade tornou-se referência com a criação do Mestrado em Ciências Jurídicas.
A avaliação — A OAB incluiu no programa de avaliação as instituições de educação superior bem avaliadas no Exame Nacional de Cursos, nas várias edições do Exame de Ordem e nas análises feitas pela Comissão de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB, que leva em conta os resultados decorrentes da série histórica do desempenho do curso. A primeira edição do OAB Recomenda, divulgada em janeiro de 2001, recomendou 52 cursos. Na segunda edição, divulgada em janeiro de 2004, o número subiu para 60.
No Paraná, também receberam o selo “OAB Recomenda” os cursos das Faculdades Integradas Curitiba (FIC), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).