Odontologia da UEPG está entre os três melhores cursos do Brasil 27/08/2008 - 17:58

O curso de odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é um dos três melhores do Brasil. Universidade pública e gratuita, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a UEPG obteve nível de excelência em odontologia, com a nota máxima (5) em todos os conceitos avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade 2007.
 “O curso conseguiu essa vitória pelo esforço de seus alunos, professores e funcionários. O corpo docente do curso é qualificado. Há, também, a questão dos investimentos que permitem adequar o curso às exigências da modernidade”, disse a coordenadora do curso de Odontologia da UEPG, Elisabete Brasil dos Santos.  “A dedicação dos alunos ao curso e a sua preocupação em participar bem do Enade são indicativos de que eles querem ver a Odontologia da UEPG destacada pela sua qualidade. O curso da UEPG cresceu e tem um programa de mestrado que, indiretamente, envolve a participação dos alunos da graduação”, concluiu. Os resultados do Enade 2007 foram divulgados pelo MEC no último dia 6 de agosto e colocaram o Paraná no topo da lista. Dentre as 25 graduações com nível de excelência no Brasil, 7 são das universidades e faculdades públicas do Paraná – seis cursos das nossas Universidades Estaduais e um curso da Universidade Federal do Paraná. Esses cursos conquistaram conceito máximo (5) nos três quesitos de avaliação do Enade. Foram avaliados 3.239 cursos de ensino superior do país, das áreas de saúde e de ciências agrárias. Nenhum curso de universidade ou faculdade particular conquistou a nota máxima.
“O Paraná conquistou a segunda posição no cenário nacional e a primeira da região Sul, com sete cursos com nível de excelência. Isto mostra o alto nível do ensino público do Estado”, disse a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A primeira posição ficou com Minas Gerais, com oito cursos.

EXCELÊNCIA NA ODONTO

O Enade 2007 avaliou 173 cursos de odontologia. A avaliação atribuiu nota máxima ao curso de odontologia da UEPG, pontuando com 5 nos conceitos CPC, Enade e índices IDD, Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado. O nível de excelência também foi conquistado pelos cursos de odontologia outras duas instituições públicas: Unesp Araraquara (Universidade Estadual Paulista) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
“Atualmente, o que define a dinâmica do curso é o corpo docente, em sua maioria mestres e doutores. A performance do curso também tem a ver com o envolvimento de todos os professores do curso com projetos de pesquisa.  Os professores de Odontologia da UEPG são dedicados à graduação e a pós-graduação”, afirma a chefe do Departamento de Odontologia da UEPG, Denise Stadler Wambier. “O importante é que o curso em seus 50 anos de história tem recebido das administrações da UEPG o suporte necessário para a melhoria crescente de suas instalações, laboratórios, equipamentos, enfim, de tudo que se exige para oferta de um curso de qualidade”, disse.
Segundo Denise, a participação de candidatos nos vestibulares da instituição é grande. “Isso significa que o curso de Odontologia seleciona os melhores vestibulandos que, como alunos, também fazem parte do diferencial do curso. É um quadro positivo, enfim, que se traduz no incentivo à qualificação docente e que no seu retorno à instituição repassam o que há de mais moderno na área para os alunos do curso. Temos, na UEPG, uma Odontologia de ponta. Nós oferecemos ao nosso aluno conhecimentos de uma Odontologia sofisticada e, ao mesmo tempo, damos a ele a oportunidade de conhecer a Odontologia na prática junto à comunidade mais carente. É a flexibilização que se traduz no conhecimento sofisticado e nos trabalhos comunitários”, concluiu a chefe do departamento.   
“A estrutura do curso de Odontologia da UEPG não tem igual no Paraná. Quando eu prestei vestibular, eu escolhi o melhor. O forte do curso é a pesquisa. A gente aprende muito e leva junto a teoria e a prática. As disciplinas do curso favorecem o aprendizado e dão uma formação sólida e próxima do que há de mais moderno na área”, afirmou Fernanda Karina Magrinelli, aluna do 3° ano.
Na opinião de Orivaldir Pereira Guarnieri, aluno do 3° ano, o curso de Odontologia da UEPG tem uma boa estrutura. “As clínicas são novas e bem estruturadas e equipadas e com materiais disponíveis para todas as suas atividades cotidianas. Os professores do curso são mestres e doutores e participam ativamente de projetos de pesquisa. As aulas são dinâmicas e todas em multimídia. Os professores são dedicados e, em sua maioria, dão aulas além de suas cargas horárias. Os alunos estão no curso porque gostam e isso significa um empenho efetivo em suas atividades. Além disso, a carga horária do curso permite um equilíbrio positivo entre teoria e prática. A performance do curso no Enade é um ganho para o meu currículo. Afinal, vou ser um  profissional formado em um dos melhores cursos de Odontologia do Brasil”, definiu.
Para a aluna Lucelli Polli, do 4° ano de Odontologia da UEPG, o curso de é bom por sua grade curricular e por sua estrutura. “As clínicas do curso são novas e bem equipadas. Nós estamos num dos melhores cursos do país porque temos professores conceituados nacional e internacionalmente. A dedicação do aluno é um reflexo do que ele vive no curso”, afirmou Lucelli.
João Paulo de Anhaia, aluno do 3° ano, concorda: “Os professores são atualizados e comprometidos com o curso. Nós temos o privilégio de estar num curso bem estruturado e de qualidade. Nossos professores são pesquisadores e participam constantemente de seminários, congressos e outros eventos da área. É um curso que tem um sistema de ensino dinâmico e que envolve o aluno. É uma satisfação ver que todo esse empenho está contido no resultado do Enade. Ter um diploma de uma universidade destacada em nível nacional é algo a mais no currículo”, falou.
As instituições com nota 1 e 2 são automaticamente incluídas na lista de inspeção por uma comissão do MEC. Nessa visita, o CPC de uma faculdade pode aumentar ou diminuir, de acordo com a avaliação da comissão. O CPC é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação, composto por 40% da nota da prova, 30% da nota do IDD (Indicador de Diferença de Desempenho) e 30% da avaliação dos professores e do questionário socioeconômico do Exame. A escala também vai de 1 a 5.
O curso de Odontologia da UEPG  oferta um total de 60 vagas, com vestibulares de inverno e verão. Deste total, 25% são destinadas ao Processo Seletivo Seriado (PSS). São 51 alunos pelo exame vestibular e nove pelo PSS. O curso conta com 300 alunos matriculados. Eles trabalham em 15 laboratórios, incluindo as Clínicas Integradas de atendimento à comunidade, que estão instaladas no Campus Universitário de Uvaranas. O curso mantém ainda as clínicas móveis que prestam atendimento nos Distritos de Guaragi e Itaiacoca. O Departamento de Odontologia da UEPG tem 47 professores. São 23 mestres, 22 doutores, um graduado e um livre-docente.