Oferta de vagas nas universidades estaduais e municipais em discussão na Câmara Federal 09/05/2008 - 16:02

A necessidade de investimentos para a expansão da rede pública de ensino superior foi discutida pela  secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, durante uma audiência pública realizada nesta quinta-feira (08), na Câmara Federal, em Brasília. A audiência foi convocada pelo deputado federal Angelo Vanhoni (PT-PR), membro permanente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara e reuniu reitores de universidades estaduais e municipais.
    A secretária Lygia disse que essa integração de esforços permitirá a expansão articulada da educação superior, evitando duplicações e otimizando os investimentos para atender demandas não contempladas por outras iniciativas. "O debate é bastante oportuno", afirmou.
    A audiência também discutiu o apoio do governo federal na criação de novas vagas nas universidades estaduais e municipais, por meio de um programa específico para essas instituições. As universidades federais contam com o REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) que visa à oferta de vagas nos cursos de graduação.
    Um dos itens da pauta de discussão foi a criação de uma linha de financiamento para as universidades estaduais e municipais. “Menos de 12% da população na faixa de 18 a 24 anos cursam o ensino superior, queremos acabar com a desigualdade educacional", afirmou Vanhoni.
    O Paraná conta com uma das maiores e melhores redes estaduais de ensino superior do Brasil, com 6 universidades e 7 faculdades. São mais de 89 mil estudantes regularmente matriculados em  258 cursos de graduação, 73 mestrados e 20 doutorados da rede pública estadual paranaense.
    Além dos reitores e diretores das faculdades estaduais do Paraná e de outros estados, também participaram da audiência representantes do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, da União Nacional dos Estudantes e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação.