Paraná apresenta em Havana “Universidade Sem Fronteiras” 12/02/2008 - 17:30

13/02/2008
A partir do tema proposto “A extensão universitária e seus aportes concretos para a universalização da universidade”, a secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, faz palestra nesta quinta-feira (14) no Palácio de Convenções de Havana, em Cuba. Lygia vai apresentar o Programa Universidade Sem Fronteiras, do Governo do Paraná, no evento “Universidad 2008 - 6º Congresso Internacional de Ensino Superior Havana”.
Considerado o maior programa de extensão universitária do Brasil, o “Universidade Sem Fronteiras” foi lançado em outubro de 2007, pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com objetivo de intensificar a interação entre estudantes, recém-formados e professores das instituições estaduais e federais públicas de ensino superior e as comunidades paranaenses. As ações dos 164 projetos aprovados contemplam prioritariamente os municípios com índice de desenvolvimento humano (IDH-M) insatisfatório e as áreas periféricas das cidades do Paraná.
O congresso “Universidad 2008” é promovido pelo Ministério de Educação Superior e as universidades da República de Cuba, com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O evento comemora o 280º aniversário da educação superior cubana, marcado pela fundação da Universidade de Havana, em 1728. Participam estudantes, pesquisadores, reitores, mantenedores, etc.
Convocado sob o tema principal “A universalização da universidade por um mundo melhor”, o Congresso propicia o debate em busca de soluções ao problema da educação superior para todos, ao longo de toda a vida. Isto reitera o compromisso da Educação Superior com a sua sociedade e com o seu tempo, 90 anos após a reforma universitária de Córdoba (Argentina) e dez anos depois da Conferência Mundial da Unesco sobre a Educação Superior, realizada em Paris, em 1998.
Desde sua primeira edição, em 1998, o Congresso de Cuba, segundo seus organizadores, têm-se afirmado como um espaço para a reflexão profundo, comprometido e plural, orientado para a discussão dos mais diversos temas vinculados à agenda internacional sobre educação superior.
Inseridos no tema principal do evento, estão os sub-temas: A Universidade do século XXI e suas funções substantivas; O aperfeiçoamento da universalização da universidade; A massificação, inclusão social e pertinência na educação superior; A gestão universitária do conhecimento e a inovação pelo desenvolvimento territorial; Desafios e perspectivas da gestão e do financiamento nas universidades; Novos paradigmas da pedagogia e da didática da educação superior; Pedagogia da virtualidade e da semipresencialidade; Pertinência e impacto da pós-graduação para o desenvolvimento da sociedade; A internacionalização da educação superior, A integração latino-americana em face da globalização neoliberal; Novas estratégias sobre a avaliação da qualidade e do credenciamento na Educação Superior; A investigação científica e a inovação tecnológica nas universidades para o desenvolvimento sustentável; As tecnologias da informação e da comunicação na virtualização dos processos universitários; A extensão universitária e suas contribuições concretas para a universalização da universidade; e A universalização ambiental e energética: desafio atual da universidade por um desenvolvimento sustentável.