Paraná estreita relações com Alemanha nas áreas de ensino superior, ciência e tecnologia 10/07/2008 - 16:07

Com o objetivo de permitir a transferência de conhecimentos e aprofundar a colaboração já iniciada com universidades alemãs nas áreas do ensino superior, da investigação científica e da tecnologia, a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, viaja nesta nesta sexta-feira (11) para a Alemanha. Acompanhada pela coordenadora de Ciência e Tecnologia da Seti, Jackelyne Corrêa Veneza, e pelo coordenador de Transferência e Popularização da Ciência e Tecnologia da Seti, Aldi Feiden, a secretária Lygia terá uma série de compromissos naquele país, durante a próxima semana.
Até o próximo dia 18, a comitiva da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) visitará universidades, laboratórios de investigação e incubadoras tecnológicas alemãs.
Entre os principais compromissos da secretária está, em Karlsruhe, a visita ao Karlsrute Instituto de Tecnologia (KIT), incluindo a planta piloto para produção de diesel sintético a partir de biomassa (Bioliq).
Na cidade de Stuttgart, Lygia será recebida pelo vice-prefeito, Martin Schairer, e pelo coordenador do “Cities for Mobility”, Patrick Daude. Ainda em Stuttgart, a secretária Lygia manterá uma reunião com o chefe do departamento de Pesquisa do Ministério de Ciência, Pesquisa e Artes de Baden-Württembergela e, em seguida, vai visitar o BIOPRO.
Após esse compromisso, Lygia seguirá para Fellbach, onde visitará o Virtual Dimension Centre, sendo recepcionada pelo prefeito de Fellbach, Cheristoph Palm; por Christoph Runde, diretor técnico, e também Claire Duval, gerente internacional de projetos.
O roteiro da viagem inclui também visita à projeto na cidade de Brackenheim; à Universidade de Tübingen; à Universidade de Ciências e Aplicações Florestais de Rottenburg; à Universidade de Freiburg – onde participará de mesa redonda sobre o tema “Cooperação com o Brasil, oportunidades para o futuro”; à Universidade Científica de Lahr e ainda visita à Universidade de Stuttgart e ao Max Planck Institute for Metals Research, naquela cidade.