Paraná tem maior investimento proporcional em ensino superior 02/05/2007 - 17:20

O Paraná é o estado brasileiro que mais investe em ensino superior proporcionalmente à arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), aponta levantamento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Nos onze primeiros meses de 2006, o Paraná aplicou 8,6% de todo o ICMS arrecadado nas universidades e faculdades estaduais. No mesmo período, o Estado de São Paulo investiu 7,9% de sua arrecadação de ICMS nas instituições de ensino superior - que inclui universidades como USP e Unicamp. Levantamentos realizados pela Seti ao longo dos últimos anos apontam que, na maioria dos outros estados, o investimento em ensino superior não passa de 5% da arrecadação.
O sistema de ensino superior do Paraná é formado por seis universidades e sete faculdades. Juntas, elas têm 75 mil alunos, 6,7 mil professores e 9 mil funcionários. “Os campi, sedes e extensões de nossas universidades e faculdades estão em 37 municípios”, afirma a secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto. “Elas têm papel fundamental no desenvolvimento regional do Estado.”
O Governo do Paraná investiu R$ 967 milhões no sistema estadual de ensino superior em 2006. Para 2007, a previsão é de que as 13 universidades e faculdades estaduais recebam R$ 1,1 bilhão, somados recursos de custeio e investimentos em infra-estrutura e equipamentos. “Apenas em investimento, aplicamos R$ 37 milhões nos últimos quatro anos”, diz Lygia.
“A carreira de técnicos e professores foi revista ao longo dos últimos quatro anos. Além disso, o Governo do Paraná estabeleceu isonomia entre universidades e faculdades”, explica a secretária. “Acabaram as faculdades estaduais isoladas. Hoje, estamos integrados com as demais instituições do sistema estadual”, confirma o diretor da Fafipar e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), Antônio Alpendre da Silva.
O sistema estadual de ensino superior é formado pelas Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), do Oeste do Estado (Unioeste) e do Norte Pioneiro (Uenp), a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafi), a Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), a Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), a Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap).