Política de internacionalização do ensino superior estadual apresentada em Curitiba 09/06/2008 - 17:18

A política de internacionalização para a pesquisa e a educação superior da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), foi apresentada, nesta segunda-feira (09), durante o “Encontro sobre Internacionalização e Ensino Superior”, promovido pelas Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil) e o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). A representante da Seti que abordou as propostas e ações da secretaria durante o encontro foi a coordenadora de Ciência e Tecnologia, Jackelyne Corrêa Veneza.
O objetivo do encontro foi fazer um balanço sobre as políticas de internacionalização e de cooperação internacional das instituições de ensino superior e, ao mesmo tempo, promover a troca de idéias, experiências e práticas sobre o tema. Jackelyne Veneza destacou processo de internacionalização e cooperação internacional com Argentina, Alemanha e França. “Esses são países que já possuem termos de cooperação com o Paraná”, disse.
Segundo a coordenadora, o objetivo da Seti é implementar os programas de cooperação internacional em formação de recursos humanos, nas áreas de desenvolvimento sustentável, bioenergia, educação ambiental, nanotecnologia e ciências sociais e políticas. Explicou que a Seti vai desenvolver ações de formação de redes de pesquisa integradas com as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), as competências (genéricas e específicas), o ensino, o desenvolvimento científico e tecnológico e a mobilidade acadêmica.